Com alto fluxo de veículos e falta de calçadas, moradores de um condomínio na Rua Princesa Isabel, no bairro Petrópolis, em Passo Fundo, cobram melhorias na via. Na quarta-feira (7) passada, representantes dos moradores e dos poderes Legislativo e Executivo municipais se reuniram na Câmara de Vereadores para discutir as reivindicações.
Na via, perto do condomínio Princesa Isabel, já foram instaladas, em novembro de 2022, placas de sinalização indicativas de faixa de pedestres e lombada, embora nenhum dos dois redutores de velocidade tenham sido colocados no local e não haja previsão para tal. Por ser uma rua com aclive acentuado, os veículos trafegam em alta velocidade, o que é a principal queixa dos moradores.
— O maior problema é a velocidade, pois, como não há calçada em um trecho, as pessoas caminham sobre a via. Em janeiro do ano passado, houve um atropelamento de uma criança. O que nos ajuda a diminuir o problema são algumas ações de fiscalização de velocidade feitas pelos policiais — comenta o morador e síndico da torre quatro do condomínio, Ricardo Jorge da Fonseca Carneiro.
O grande fluxo se justifica porque a rua dá acesso à Avenida Brasil e à rodovia perimetral leste, que liga as rodovias RS-324 e BR-285. O movimento preocupa o morador Alisson Martins:
— O movimento é perigoso, pois a maioria anda em alta velocidade. O acesso ao nosso prédio é ruim, e como a demanda é grande, faz com que tudo seja pior. A questão da velocidade é mais complicada, porque como não há calçada, gera um perigo para quem mora em volta.
Anderson Rodrigues endossa o coro:
— O pessoal passa em alta velocidade aqui, tanto pelo embalo da descida, quanto para acelerar o veículo e dar conta da subida. A iluminação melhorou, mas ainda é muito perigoso nessa região.
O conjunto residencial com cerca de 1,8 mil moradores é sendo o maior da região pelo programa de incentivo à moradia do governo federal. Apenas no acesso do condomínio, segundo a subsíndica Flávia Assis, passam aproximadamente 180 veículos nos horários de pico. Entre as demandas dos moradores, estão redutores de velocidade, faixas de segurança e passeio público:
— Desde a entrega das chaves, em dezembro de 2021, solicitamos melhorias na via. Agora, todas as nossas novas solicitações estão em andamento, e a promessa é de que seja colocada uma travessia elevada o quanto antes. Enquanto isso, continuaremos cobrando as melhorias para nosso entorno e maior segurança para usuários da Rua Princesa Isabel.
O que diz a prefeitura
Há um projeto para construção de uma faixa elevada no local e, futuramente, está prevista a instalação de uma lombada eletrônica em trecho de maior aclive da rua, o que depende de licitação. De acordo com o secretário de Segurança Pública da cidade, João Darci Gonçalves da Rosa, a faixa deve ser construída logo e não passará por licitação:
— Temos a previsão de instalar uma faixa elevada nas proximidades da parada do ônibus. Isso deve ocorrer logo, e a secretaria de Obras vai executar. Além disso, sobre sinalização trânsito, vamos revitalizar o que já tem na via.
Conforme assessoria da Câmara de Vereadores, o secretário de Transportes e Serviços Gerais, Alexandre Mello, informou que a construção do passeio público é responsabilidade do proprietário da área lindeira ao condomínio, que já foi acionado e notificado sobre a necessidade da realização da obra.