Uma escola com refeitório, espaço para brincadeiras e transporte garantido. Esta foi a solução encontrada pela representante farmacêutica Tatiele Agnes, tutora do poodle João, para que o pet não ficasse solitário. João frequenta uma creche para pets diariamente e Tatiele relata que percebe a independência emocional como a principal mudança no cãozinho:
— Ele passava o dia inteiro sozinho em casa chorando. Hoje ele já frequenta há dois anos, e noto que ele não é mais tão dependente na parte emocional de ficar sozinho. Fora os benefícios de saúde, de brincar, se exercitar e socializar com outros cachorros.
Já a buldogue francês Madalena, da tutora Thayane Bohrer, tinha muita energia e acaba destruindo alguns itens do apartamento da advogada. Hoje, a pequena frequenta a escolinha diariamente, e deixou os hábitos errados para trás:
— Ela tinha muita energia e destruía todo o apartamento. Também era nervosa e às vezes agressiva. Ela vai para a escolinha já faz um ano e virou outra cachorra, chega em casa tranquila e o comportamento é ótimo.
Com alunos de quatro patas, as turmas se dividem entre a área de 4,2 mil metros quadrados de gramado, onde passam os dias brincando e interagindo com outros animais. O serviço é oferecido em Passo Fundo há seis anos, e recebe cerca de 30 animais todos os dias.
Os gatos repousam em área fechada, e os cachorros ficam em dois espaços compartilhados, divididos conforme comportamento. Sempre acompanhados de um funcionário do Petotel, que realiza brincadeiras e toma conta dos alunos.
— Aqui não tem punição, não é um adestramento, é um lugar para cachorros serem cachorros, brincarem, se sujarem e conviverem com outros cachorros. Muitos estavam estressados, em apartamentos pequenos, ou latiam o dia inteiro. E aqui eles conseguem conviver bem — explica o diretor do Petotel, Cesar Neiva.
Todos os dias eles são transportados das residências em uma van chamada “escãolar”, que os leva em 27 caixinhas acopladas. A estrutura do local ainda tem espaço fechado para dias de chuva e outro reservado para refeições. Os benefícios são sentidos pelos tutores, que usufruem do serviço.
A estrutura também oferece um hotel para cachorros, que fica separado da escola. Com alojamento de mais de 30 quartos, os animais ficam em ambiente climatizado a noite, e podem ser monitorados por câmeras pelos tutores em casa. Durante o dia, eles ficam em gramado com sol e sombra para brincar.