Com o intuito de arrecadar fundos para quatro projetos sociais da cidade, o atleta amador e professor de educação física Ricardo Rosa deve ficar 24 horas pedalando em circuito fechado em um shopping de Passo Fundo, no norte do Estado. O desafio teve início às 16h deste sábado (6) e seguirá até às 16h de domingo (7), sendo transmitido ao vivo pelas redes sociais. Durante a arrecadação, serão sorteados brindes para quem realizar doações.
Aos 35 anos, Rosa idealizou a ação junto ao projeto Tato, com meta de arrecadar até R$ 60 mil para as entidades beneficentes. Em 2020, ele já havia pedalado por 10 horas ininterruptas, e aceitou o novo desafio em prol da solidariedade.
— A gente topou a causa e escolheu instituições que têm necessidade constante de ajuda financeira. Nós também temos custos com as castrações que realizamos e as despesas veterinárias, e então estipulamos uma sequência de metas. A partir dos R$ 5 mil já teremos prêmios sorteados — explica uma das idealizadoras e voluntaria do projeto Tato, Karen Fontoura.
Na bagagem, o atleta possui participações em corridas de montanhas e percursos de até 200 quilômetros, mas esta será a estreia em atividade de ciclismo. Nas próximas 24 horas, Rosa fará pequenas pausas para ir ao banheiro e para alimentação, no jantar e no café da manhã. Para se preparar, ele fez treinamentos focados na intensidade e no objetivo do evento:
— Neste caso, a intensidade não é tão relevante, mas sim o tempo que vou desprender. Me preparei pensando nisso, treinando mais de uma vez durante o dia. O segredo é manter ventiladores bem ligados para resfriar o corpo. Também prevejo parar para trocar de roupa, porque as bermudas que uso irão perder o acolchoamento, então a ideia é estar sempre com roupas confortáveis.
Para saber como ajudar, basta acessar a transmissão ao vivo no canal de Ricardo Rosa no YouTube. O valor arrecadado será destinado aos projetos Tato, Mãos Unidas, Lar da Vovó e Protetora Independente Dóris Flores.