Aos 81 anos de idade, a aposentada Salomé Flores tem como hobbie a confecção de roupas de lã e colchas de retalho para doação para pessoas carentes ou em situação de vulnerabilidade. Moradora da Vila Planaltina, em Passo Fundo, a costura faz parte de sua rotina há quatro anos, e as entregas ocorrem a cada chegada do inverno.
— Eu já recebi muita ajuda aqui na cidade e eu busco retribuir isso, não tenho porque ganhar dinheiro. Sei que muitas pessoas precisam, e eu necessitava ter algo para me ocupar, por recomendação médica, então tudo o que eu estou fazendo ainda é pouco por tudo que recebi de ajuda — comenta Salomé.
A aposentada relata que no último inverno foram entregues cerca de 310 pares de meias e toucas de lã para crianças carentes da cidade. Em seu histórico, as encomendas já chegaram a ser destinadas para o noroeste do Estado, e supriram a demanda do Lar do Idoso São Vicente de Paula, em São Luiz Gonzaga. Para este ano, algumas remessas de meias e toucas coloridas já aguardam em caixas para serem entregues em Passo Fundo.
Os retalhos são retirados das sobras de tecido de uma fábrica de roupas, e as lãs são compradas ou recebidas pela dona Salomé. Na produção, ela confecciona meias para crianças e recém-nascidos, toucas e roupas em lã, além das colchas de retalho. As colchas são, em sua maioria, enviadas para a Casa de Passagem Madre Teresa. Já as demais peças são entregues à Secretaria de Cidadania e Assistência Social da cidade, que destina as peças para quem mais precisa.
GZH Passo Fundo
A Redação Integrada pode ser contatada pelo WhatsApp.
Temos um canal direto de compartilhamento de notícias via WhatsApp, com acesso rápido.
Para entrar no grupo, basta acessar o link: https://bit.ly/GzhPassoFundo