Com forte avanço durante o período de distanciamento social devido à pandemia de Covid-19, as vendas online se consolidaram no mercado brasileiro. Apenas no Estado, no período do dia do consumidor, comemorado em 15 de março, as pequenas e médias empresas faturaram 36% a mais com vendas digitais em comparação com o ano anterior, de acordo com pesquisa realizada pela NuvemShop, plataforma líder de e-commerce da América Latina.
Com R$ 1,4 milhão em faturamento apenas entre os dias 12 e 14 de março, o Estado ocupou o 8º lugar no ranking nacional da área. Em Passo Fundo, no Norte Gaúcho, a maiorias das empresas estão inseridas no mercado online, algumas mais avançadas, com plataforma e site próprio, e outras ainda no processo, presentes nas redes sociais, de acordo com a avaliação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
— A pandemia antecipou uma tendência, as pessoas viram que precisavam ao menos de um canal no WhatsApp, e todos abriram. Então vemos uma boa evolução, até nos pequenos, mas ainda podemos trabalhar e falamos com eles sobre inovação, para que não parem de investir nisso — afirma o presidente da CDL Passo Fundo, Fernando Bittencourt.
Apesar de ampliar o alcance de novos clientes, o ponto físico ainda é indispensável na opinião do presidente, que observa como o mercado se molda para a “oferecer experiência” além da venda:
— As pessoas buscam experiência, um diferencial, querem ser acolhidas e conhecidas pela marca ao serem atendidas. No site elas consultam as opções e preços, mas vão até o ponto físico para serem bem atendidas e experimentar o produto.
Na prática
Em uma das lojas mais tradicionais da cidade voltada ao público de gestantes e bebês, as vendas online representam 15% do faturamento total. Com loja virtual e presente nas redes sociais, os itens mais procurados são peças de enxoval e brinquedos, enviados principalmente para o público de Passo Fundo, mas alcançando outros Estados, como Minas Gerais e Santa Catarina.
— A presença online se tornou necessidade, não é só a venda, mas expor o produto, ser visto, marcar presença e ser lembrado. E nesse quesito a gente sempre investiu, em divulgações e publicidades, pois entendemos que é uma prioridade para consolidação do nome. Se estudarmos muito bem a questão do tráfego pago e a audiência que queremos atingir, podemos chegar a muitos lugares — avalia o proprietário, Douglas Rezende Cornélio.
Com 38 anos no mercado, a loja segue investindo em inovação. Entre as estratégias, a aposta na fidelização dos clientes, e a procura em entregar novidades e tendências da área. De acordo com o proprietário, o foco para este ano será as vendas online para a região Sul, com maiores facilidades e fretes.