Os proprietários do caminhão-caçamba que destruiu o pórtico de Santo Cristo, no noroeste gaúcho, na manhã de quarta-feira (13), pretendem ressarcir os danos, de acordo com a prefeitura.
Na manhã desta quinta-feira (14), eles estiveram reunidos com a assessoria jurídica do município, acompanhados de uma advogada.
Segundo a prefeitura, foi aberto um expediente administrativo para apurar os fatos e os danos. O município informou, ainda, que estão sendo tomadas todas as medidas necessárias para a reconstrução do pórtico o quanto antes, já que a estrutura faz parte da história do município.
O valor do prejuízo, contudo, não foi informado. A prefeitura de Santo Cristo trabalha com o setor de engenharia para avaliar os danos.
O motorista do caminhão foi ouvido e, de acordo com a Polícia Civil, o acidente foi causado por uma falha mecânica no caminhão, que fez a caçamba levantar e bater no pórtico. O caso foi considerado dano culposo, quando não há a intenção, e não é considerado um crime.
Relembre o caso
O acidente aconteceu por volta das 11h15min de quarta-feira (13), na avenida Dom Pedro II. O veículo, um caminhão-caçamba, transitava em direção ao centro quando a caçamba se elevou e atingiu a estrutura metálica do pórtico dedicado a São Cristóvão. Com o impacto, toda a estrutura foi ao chão.
A Brigada Militar e os Bombeiros Voluntários controlaram o trânsito no local, enquanto as equipes trabalhavam na remoção dos destroços e na avaliação das condições da via. Segundo os bombeiros, ninguém ficou ferido.
O pórtico de Santo Cristo existia há mais de 30 anos. Além de ser referência como boas-vindas, destacava a produção agropecuária de Santo Cristo.