Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (15), a passagem de uma nuvem prateleira impressionou os moradores da Região Noroeste. O fenômeno nos céus foi registrado em Santa Rosa e São Luiz Gonzaga (assista acima).
Conforme a Climatempo, a “shelf cloud” se caracteriza por uma formação extensa com aparência de onda, que costuma anteceder tempestades. A nuvem vem acompanhada de fortes rajadas de vento.
— Elas normalmente se formam quando a temperatura está elevada no solo e encontra uma camada de ar mais frio, também são favorecidas pelos fortes ventos que atuam nas primeiras camadas da atmosfera — explicou a meteorologista Alana Gabriele ao g1.
É uma nuvem baixa e horizontal, formada na base da tempestade e em linha reta, com borda nítida e cores mais escuras, como cinza, azul e até verde. O fenômeno desta terça foi causado pela passagem de uma frente fria que está levando instabilidade para todo o Rio Grande do Sul.
A nuvem prateleira aparece quando há muita instabilidade. O ar quente se eleva sobre uma camada de ar mais frio e a nuvem se condensa rapidamente — gerando um efeito tão bonito quanto assustador.
Previsão do tempo
O alerta feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já previa perigo de tempestade e alto volume de chuva paras o Norte e Noroeste gaúcho, além da Campanha e do Sul. Ao longo de toda esta terça os acumulados de chuva variam de 30 até 100 milímetros, com rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h, acompanhado de raios e risco de queda de granizo.
Em Passo Fundo o dia será de céu nublado e chuva pela manhã, com mínima de 16°C e máxima de 24°C. Em Ijuí os termômetros variam de 19°C a 25°C, com céu nublado e possibilidade de garoa.
Em Santa Rosa o dia também será de céu nublado e chuva pela manhã, com mínima de 20°C e máxima de 26°C. Já em Erechim os termômetros variam de 15°C a 22°C, com céu nublado e possibilidade de garoa ao longo do dia.
Nas Missões, na Fronteira Oeste e no Noroeste, os termômetros devem apresentar boa elevação. Já na quarta-feira (16), pancadas de chuva isoladas podem ocorrer entre o Norte e Serra do RS.