Em novembro, Passo Fundo, no norte gaúcho, recebe a 21ª edição da Feira de Economia Popular Solidária (Fresol) e 2ª Feira de Economia Criativa. O lançamento aconteceu nesta segunda-feira (30), às 18h, durante um happy hour no Hub Aliança do Instituto Aliança Empresarial.
A feira ocorrerá entre 7 e 10 de novembro e deve reunir cerca de 120 expositores. A expectativa da organização é de que o público de mais de 25 mil pessoas do último ano se mantenha. O tema desta edição é "A economia solidária como estratégia de reconstrução e desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Sul".
Dentro dos 2.350 metros quadrados de feira, os visitantes poderão conferir artesanato, produtos da agricultura familiar, ecológicos e a base de frutas nativas, moda criativa, cosméticos naturais, além de espaço gourmet.
— Nós estamos trazendo os produtores da agricultura familiar para pensarmos quais são as oportunidades que nós temos de uma produção mais sustentável da agricultura familiar. Essa é a nossa preocupação, sair um pouco da produção tradicional para uma produção mais efetiva — afirma o organizador do evento, Ademar Marques.
Neste ano, uma das novidades será o Espaço Gourmet Culinária Raiz, onde será ofertado um minicurso para chefes de restaurantes, bares, hotéis e similares. O encontro acontece entre 4 e 8 de novembro durante a feira, e tem como objetivo abordar o potencial econômico da gastronomia à base de frutas nativas.
A edição também apresenta um desfile de moda com peças de algodão orgânico com tendências para o verão 2025. Além disso, o público poderá conferir produtos cosméticos feitos a partir de espécies de frutas nativas, como afirma Marques.
— Nós também teremos a Arena da Sustentabilidade, com um palco interativo, onde a Emater realizará uma exposição de plantas bioativas, o Encontro de Oportunidades Rodadas de Negócios, em parceria com o Sebrae, entre outras atividades. É uma feira para toda a família — destaca o organizador.
As inscrições para se tornar um expositor ainda estão abertas e podem ser realizadas através do telefone (54) 99112-8029.
Encontro de sabores
Quem provava os quitutes do happy hour do lançamento da Fresol sabia que havia algo de diferente. Bruschetta com patê de pinhão, croquete de carne com pinhão, pão de beterraba com cebola caramelizada e pastel de frango com butiá. Os salgados com frutas nativas do Rio Grande do Sul são uma das especialidades do empreendimento Encontro de Sabores, coordenado por Lidia Figueiró, que poderá ser visitado durante a feira.
O trabalho é realizado desde 2007 em parceria com o Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap), como afirma Lidia.
— O Cetap tem os técnicos que vão até as propriedades e visualizam o que os agricultores têm de fruta excedente para nos fornecer. Nós compramos deles e transformamos primeiro em polpa, e depois em produtos como suco, picolé e salgados — explica.
Através do movimento, frutas como butiá, araçá-vermelho, uvaia, jabuticaba e goiaba têm se transformado em diferentes soluções alimentícias que são vendidas em Passo Fundo e até para outros Estados.
— Nossos produtos passam por Santa Catarina e Paraná também. A ideia é mostrar que essas frutas, que parecem não ter outro fim, também são importantes e podem ser transformadas em outras coisas e gerar renda — conclui Lidia.
Serviço
- O que: Feira de Economia Popular Solidária - Fresol
- Data: 7 a 10 de novembro
- Horário: quinta-feira a domingo das 10h às 21h
- Local: Bourbon Shopping
- Inscrições para se tornar um expositor: podem ser realizadas através do telefone (54) 99112-8029