O ciclone e frente fria que se formam no Oceano Atlântico nesta quinta-feira (24) favorecem a formação de granizo e fortes rajadas de vento em Passo Fundo e região.
Conforme o Climatempo, a velocidade do vento pode passar dos 100km/h e há alto risco de ocorrer microexplosões em todo o RS ao longo do dia.
— Isso acontece porque o ciclone causa uma diferença de pressão grande entre o continente e o oceano, e a diferença de pressão causa ventanias — explicou a meteorologista do Climatempo, Alana Lopes Araújo.
Segundo ela, as maiores velocidades do vento devem ocorrer nas áreas mais altas da cidade e região. Por isso, a Defesa Civil emitiu um alerta para a região de Passo Fundo e outras áreas do RS devido a previsão de instabilidade climática significativa.
"Cavado" meteorológico
Nesta quinta-feira (24), a previsão é de 40mm a 50mm de chuva — uma consequência da frente fria e da presença de um "cavado" meteorológico.
— Esse cavado nada mais é que uma baixa pressão relativa e mais alongada que ajuda a formar nuvens carregadas. Além disso, temos ventos da região norte que são quentes e úmidos, direcionados para o resto do Rio Grande do Sul — explicou a meteorologista.
Esses fenômenos criam o cenário ideal para a formação de tempestades. Por isso, as regiões Norte e Noroeste do RS devem ficar em alerta.
— Essas regiões correm um risco bem elevado de serem atingidas por quedas de granizo e chuva, que deve vir intensa e volumosa em qualquer período do dia. Será um dia bem instável — ressaltou Alana.
Além da chuva, os temporais também causam ventanias através do ciclone. Com isso, aumenta o risco de alagamentos e enxurradas, já que a chuva pode cair volumosa em um curto período de tempo.
— Ainda pode ocorrer até mesmo deslizamentos de encostas em regiões de risco, ou seja, é um dia para redobrar a atenção — concluiu a meteorologista.
Tempo em Passo Fundo
Quinta-feira (24)
- Chuva de 40mm a 50mm
- Descargas elétricas, granizo e risco de tempestade generalizada
Sexta-feira (25)
- Chuva de 10mm a 15mm
- O ciclone deve se afastar para o alto mar e ventos permanecem intensos no Litoral, com rajadas de até 80km/h, que diminuem gradualmente ao longo do dia.
Orientações da Defesa Civil
Diante da possibilidade de eventos climáticos severos, a Defesa Civil reforça algumas medidas preventivas para a população:
- Durante chuvas fortes e temporais: evite sair de casa, não se abrigue embaixo de árvores e mantenha distância de fios caídos na via.
- Para prevenir danos causados pelos ventos: revise telhados e verifique se há telhas soltas. Coberturas provisórias feitas com lonas devem ser reforçadas para garantir maior fixação.
- Em caso de necessidade: população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone (54) 99194-0449 ou pelo número 199, com o Corpo de Bombeiros pelo 193, ou a Brigada Militar, no 190.