O céu azul dos últimos dias deve voltar para a nebulosidade causada pela fumaça em Passo Fundo. A previsão é do Serviço de Monitoramento Atmosférico do Copernicus, que prevê uma nova nuvem poluente a partir de quinta-feira (19).
Depois de uma semana com a atmosfera considerada insalubre pela agência suíça IQAir, o ar melhorou por causa da chuva e da frente fria do último fim de semana. Nesta terça-feira (17), o ar é considerado "bom" na cidade.
A classificação varia entre "Bom", "Moderado", "Insalubre para grupos sensíveis", "Insalubre", "Muito insalubre" e "Perigoso". Apesar da melhora, o serviço ainda mostra uma concentração de partículas finas 1,3 vezes o valor anual de referência para qualidade do ar da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A partir desta quarta-feira (18), a qualidade do ar deve entrar em estado "moderado". Isso indica maior concentração das partículas de até 2,5 micrômetros (PM2.5). O material fino vem das queimadas e fica suspenso no ar, podendo causar prejuízos para a saúde pulmonar.
Projeções do sistema Copernicus mostram o retorno da fumaça. No mapa abaixo, é possível observar o estabelecimento da nuvem em todo o RS no fim da tarde de quinta-feira: