Quase 15 mil metros quadrados de desmatamento foram flagrados pela Brigada Militar em duas áreas de vegetação nativa no norte do Estado. Os flagrantes aconteceram na quarta-feira (4), no interior do município de Constantina.
Na primeira área, a equipe do 3º Batalhão Ambiental da BM constatou a supressão de vegetação nativa, pertencente ao bioma Mata Atlântica, atingindo uma área de 10 mil metros quadrados. Não havia autorização do órgão ambiental competente para intervenção no local.
Foram destruídas árvores popularmente conhecidas como Canela, Timbó, Angico e Camboatá.
Já na outra área, os policiais militares constataram a supressão de 4,2 mil metros quadrados de vegetação nativa, que, conforme o inventário florestal do Rio Grande do Sul, também está inserida no bioma Mata Atlântica. Não havia autorização para o manejo florestal nessa área.
Os proprietários foram identificados e responderão pelos crimes contra a flora — eles não tiveram os nomes divulgados. A Brigada Militar lembra que o desmatamento e o uso irregular do solo causam impactos ao meio ambiente, atingindo todos os seres vivos, prejudicando a biodiversidade e influenciando nas mudanças climáticas.