Uma ponte de Passo do Lobo, que liga as cidades de Trindade do Sul e Nonoai, no extremo norte do RS, deve ter sua obra concluída em novembro. A informação é da empresa Caresia Terraplanagem, que realiza a reconstrução da cabeceira depois que parte da estrutura foi levada pela chuva, em maio.
A cabeceira de um dos lados da ponte cedeu e impede a passagem de quem mora na região.
A prefeitura de Nonoai, responsável pela obra, elaborou um projeto de reconstrução e enviou o documento à Defesa Civil do governo federal através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).
Com a aprovação do projeto pela Defesa Civil, foi realizado o processo licitatório para a contratação da empresa, que iniciou as obras no último mês.
Ao todo, a obra é orçada em R$ 585 mil e tem previsão de conclusão de até 60 dias.
Sem acesso
A ponte dá acesso aos municípios de Trindade do Sul, Nonoai, Entre Rios do Sul e Gramado dos Loureiros e também é utilizada por produtores rurais, como é o caso do Odil Léo Bianchini, 65 anos, de Trindade do Sul.
Bianchini afirma que muitos produtores de grãos necessitam da estrada e a ponte é fundamental para os proprietários de lavouras e moradores da região.
— Nós plantamos nos dois lados da ponte e necessitamos fazer um percurso de 2h com as máquinas para poder chegar na área que fica ao lado da ponte. A falta de acesso ao município de Nonoai nestes mais de 3 meses dificultou muito a vida de todos — afirma o produtor.
Ainda segundo Bianchini, foi necessário fazer acessos no meio das lavouras de outros proprietários para poder passar para o outro lado da ponte. Porém, só é possível passar pelo caminho quando o tempo está estável. Em dias de chuva não é possível realizar o trajeto.