Os pacientes do Hospital Ortopédico (HO) de Passo Fundo, no norte do RS, foram recebidos pelos acordes de músicas gaúchas nesta quarta-feira (18). Há três anos, a instituição promove apresentações relacionadas às tradições do Estado durante a Semana Farroupilha.
No período da manhã, o hospital contou com declamação de poesias do patrão do CTG Osório Porto, Antônio Carlos Dias do Prado. Durante a tarde, pacientes e funcionários puderam assistir à apresentação dos músicos e professores Patrick Sampaio e Alexandre Pacheco, que embalaram o as danças da dupla da invernada pré-mirim do CTG Lalau Miranda, Eduarda Henkes e Davi Resende.
O presidente do HO e chefe do Serviço de Cirurgia de Joelho, Alexandre Froes Michelin, também se reuniu à dupla de músicos durante alguns minutos com a sua gaita. Segundo o médico, o hospital possui uma DNA tradicionalista e o objetivo das apresentações é poder proporcionar aos pacientes e colaboradores um momento diferente.
— Por vários anos nós já temos esse movimento de trazer atividades durante a semana gaúcha. A gente realiza um café para os funcionários, que está acontecendo hoje também, já proporcionamos jantares e sempre tem alguma atividade artística. O HO já teve até um rancho na Roselândia, no rodeio — relembra Michelin.
A administradora do hospital, Aline Sander, afirma que a recompensa de realizar atividades como essa no HO é o retorno positivo dos pacientes e a felicidade dos colaboradores que trabalham na instituição, além de perpetuar a cultura tradicional gaúcha.
— Os pacientes tiram fotos com os artistas e nos agradecem. Eles falam que chegam aqui para uma consulta e são surpreendidos com a música, a dança e declamação. Eu adorei hoje quando ouvi de uma paciente que essas ações aquecem o coração — disse.
As apresentações no primeiro andar da instituição chamaram a atenção da Berenice Dell Sávio, 77 anos, que estava aguardando para realizar um procedimento no joelho. A paciente se surpreendeu positivamente quando reconheceu o médico responsável pelo seu tratamento tocando gaita.
Berenice também reconheceu o professor de música Patrick, com quem tem aulas de canto desde o início do ano.
— Achei maravilhoso chegar aqui e encontrar o pessoal tocando música. Eu adoro a tradição gaúcha — afirma.