A última parte da estrutura da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) de Passo Fundo foi derrubada na tarde desta quarta-feira (21). Ainda restava a segunda torre do conjunto de silos, localizada na parte de trás do edifício.
A operação de derrubada começou em 11 de agosto, quando uma implosão tombou o eixo central que ligava os dois silos. Uma segunda equipe assumiu o trabalho na semana passada e parte da estrutura restante foi ao chão na terça-feira (20).
A Reciclo, empresa de São Paulo responsável pela ação, informou que cada silo contou com uma técnica diferente para tombamento. No primeiro, o trabalho foi de "rescaldo", uma vez que a torre estava parcialmente danificada, e equipamentos auxiliaram na queda.
Já na segunda, derrubada nesta quarta-feira, as equipes retiraram o reforço da estrutura e quebraram os pilares, direcionando para o lado aposto da máquina e do operador.
Nos dois casos, um fio diamantado, duas escavadeiras e cabo de aço auxiliaram no tombamento.
O concreto que resultou do quebramento deve ser reaproveitado para preencher o subsolos e pavimentar o espaço, enquanto o ferro será destinado para a siderurgia.
A área de 29.515m² foi comprada em leilão em outubro de 2021 por R$ 23,3 milhões pelos empresários Roberto Andreeta e Pedro Brair, da Brair Empreendimentos Imobiliários. O local deve receber um centro comercial no futuro.