Passo Fundo, no norte gaúcho, recebeu nesta terça-feira (20) uma centelha da 87ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria de 2024. O evento marca o início das comemorações cívicas alusivas à Semana da Pátria, que acontece de 1º a 7 de setembro.
O símbolo foi conduzido por algumas ruas do município e recepcionado em cerimônia no Altar da Pátria, em frente ao Parque da Gare. Ali, autoridades acenderam a pira com o fogo simbólico.
Quem trouxe a centelha foi um grupo liderado pelo representante da Liga da Defesa Nacional no Rio Grande do Sul, coronel Ataíde Moraes Rodrigues.
— O amor pelo Brasil deve estar sempre no nosso íntimo e permear pela nossa consciência como cidadãos para o exercício dos nossos direitos de maneira plena — disse Rodrigues.
O fogo simbólico ficará sob a guarda do 3º Regimento de Polícia Montada (3ºRPMon) até 1º de setembro, quando começam as festividades da Semana da Pátria. As ações seguem até o dia 7, com o tradicional desfile na Avenida Sete de Setembro.
Neste ano, o tema da Semana da Pátria é os 100 anos do escotismo no Brasil, enquanto o Estado homenageará o Batalhão Suez, ex-integrantes do Exército Brasileiro que fizeram parte das Forças de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no conflito entre Israel e países árabes de 1957 a 1967.
Já o município de Passo Fundo ainda discute qual será o tema da Semana da Pátria em 2024. A escolha deve ser divulgada nos próximos dias.