Além do centro de distribuição na área da antiga Manitowoc, Passo Fundo ainda tem outros pontos dedicados à arrecadação aos atingidos pela enchente que causou mortes e estragos no Rio Grande do Sul. Dois, em especial, seguem trabalhando há mais de dois meses na cidade: são os voluntários da Paróquia Santa Terezinha e Paróquia Sagrado Coração de Jesus.
O espaço na Paróquia Santa Terezinha, na Vila Rodrigues, foi um dos primeiros a abrir assim que chegaram os primeiros relatos de desalojados pela chuva no mês de maio. No local, voluntários trabalham todos os dias das 8h às 18h, sem fechar ao meio dia. A operação precisou ser interrompida durante alguns dias desta semana, mas foi retomada nesta sexta-feira (12).
Eles recebem alimentos, produtos de limpeza e de higiene, também colchões e cobertores. Roupas, neste momento, não estão sendo recebidas, devido ao alto volume de peças que já foram doadas.
— Hoje somos em mais ou menos 15 pessoas, mas estamos dando conta devido a diminuição das doações. Seguimos enviando doações para Lajeado, Cruzeiro do Sul, Canoas e Estrela — informou o coordenador das doações na Paróquia Santa Terezinha, Irineu Rauber Soares.
Além das pessoas de outros municípios, famílias que procuraram abrigo em Passo Fundo também recebem o auxílio da equipe da paróquia.
— Vamos uma vez por semana levar o que arrecadamos para quem mais precisa e manteremos esse trabalho até quando essas famílias tiverem necessidade, tanto nas cidades mais atingidas quanto aqui, para quem buscou refúgio em Passo Fundo — disse Soares.
Irineu coordena as doações ao lado da esposa, Vera Lúcia Noll. Para ela, cada entrega causa uma emoção diferente e reforça a vontade de seguir ajudando.
— Não podemos perder essa vontade de continuar ajudando, por isso nos mobilizamos. Nossa vontade é grande de poder suprir a necessidade deles e vamos continuar até quando pudermos. As nossas vidas, dos voluntários, nunca mais será a mesma. O jeito de pensar, de agir com as pessoas, de viver... tudo será totalmente diferente depois do que a gente viu e passou nessas doações — conta Vera Lúcia.
Operação contínua
Outro ponto que segue recebendo doações é a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Centro. No local, seis voluntários trabalham de terça a sexta-feira, das 13h30 às 18h.
— Quando precisam carregar os carros que levarão as doações também abrimos pela manhã e finais de semana com o pessoal que entra em contato — contou a coordenadora dos voluntários, Paula Scorsato.
Neste momento, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus precisa da doação de colchões, alimentos, móveis, eletrodomésticos e utensílios como pratos, talheres, copos e panos de prato.
— As regiões que mais mandamos doações são Arroio do Meio, Canoas e arredores de Rio Pardo. Porém desde o início já atendemos mais de 35 cidades — informou Paula.
A paróquia deve receber doações até setembro, quando precisarão entregar o espaço para a preparação do local de votação para as eleições de outubro. Porém, mesmo depois do período, a ajuda seguirá de outra forma.
— Temos um pequeno depósito e continuaremos até que nos for permitido e enquanto tivermos doações. Agora que começou a ajuda de verdade. Antes estávamos “secando gelo”, como dizem, né? Mas agora que teremos trabalho de reparo e reconstrução. Então isso é algo que ainda vai muito tempo, por isso é tão importante as doações e o voluntariado de cada dia — finalizou Paula.
Como doar em Passo Fundo
Paróquia Santa Terezinha
- Voluntários: podem realizar cadastro na sede (esquina das ruas General Prestes Guimarães e Coronel Pelegrini — Vila Rodrigues)
- Doações: alimentos, produtos de limpeza e de higiene, colchões e cobertores. Roupas não estão sendo recebidas no momento, devido ao alto volume de peças que já foram doadas.
- Contato: (54) 9 9914-1790
Paróquia Sagrado Coração de Jesus
- Voluntários: basta ir até o salão da paróquia de terça a sexta-feira, das 13h30 às 18h (Rua Paissandú, n° 528 — próximo ao Hospital de Clínicas)
- Doações: colchões, alimentos, móveis, eletrodomésticos e utensílios como pratos, talheres, copos e panos de prato
- Contato: (54) 9 9109-4881, (48) 9 8813-2991 ou (54) 9 9109-4109
Centro de distribuição da Defesa Civil
- Voluntários: podem chegar na sede da antiga Manitowoc (às margens da RS-324, no bairro Valinhos) e oferecer ajuda
- Doações: cestas básicas, roupas, cobertores e colchões