Frente as temperaturas próximas de 0ºC, a demanda por agasalhos e roupas quentes dobrou em Passo Fundo, no norte gaúcho. A retirada dos itens acontece diariamente no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), que tem estoque abastecido por meio de doações.
Conforme acompanhamento do coordenador do local, Cristiano Teixeira de Souza, antes do inverno, uma média de 12 pessoas procuravam por roupas no local todos os dias. Desde o início do inverno, o número chega a 25.
— Quem chega aqui para ser atendido tem essa opção de trocar de roupa e tomar um banho quente. A troca de roupas acontece e nós lavamos a roupas deles, mas algumas precisam ser descartadas por conta das condições. Então precisamos manter o estoque constantemente — relata Souza.
O centro atende a população de rua e oferece acolhimento, alimentação e auxílio. Após cadastro no local, é possível trocar de roupa, tomar banho e lanchar.
— Sabemos que no frio a busca sempre é intensificada, então nosso trabalho é maior. Nós buscamos atender as pessoas e entender os motivos de estarem nas condições que estão para que tenhamos ferramentas de fazer com que volte às condições “normais” — resume o secretário de Cidadania e Assistência Social, Rafael Bortoluzzi.
Atualmente o estoque das roupas está em nível razoável, com demanda maior para o gênero masculino. A população pode doar preferencialmente moletons, blusões, casacos, calças e cobertores. Interessados podem fazer as entregas diretamente no Centro Pop (Rua Morom, 2649) ou no prédio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Rua Morom, 2022).
Quem usa o serviço
O Centro Pop atende, em sua maioria, homens em situação de rua, seja por problemas familiares ou relação com vícios, mas qualquer pessoa em situação de rua ou que esteja a procura de emprego e moradia pode recorrer ao serviço.
Quem passa pelo local quase todos os dias é William Farias Ramos, 28 anos. Em seu relato à reportagem, ele conta que chegou no Centro em um momento difícil e teve auxílio na procura de emprego.
— Vim em um momento difícil da vida e o pessoal foi acolhedor. Eu estava na rua, abandonado, precisava basicamente de tudo. A rua nos coloca em situações muito difíceis e a gente acaba perdendo a dignidade. Hoje eu me sinto digno. Luto todo dia contra mim mesmo, pelos meus vícios. Mas aqui encontrei ânimo e a força para erguer minha cabeça — disse.
Outro usuário que pediu para ter a identidade preservada está em situação de rua devido a falta de renda e procurou o Centro pela primeira vez na quarta-feira (10):
— Eu vim do Centro-Oeste do país em busca de emprego, mas não deu certo. Acabei parando aqui hoje a procura de um lugar quente, porque eu estava na rua. Tomei banho e café, e o pessoal vai me ajudar a dar jeito na minha situação — relatou.
Retirada de roupas no Centro Pop em Passo Fundo
- Endereço: Rua Morom, 2649
- Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio dia, e das 13h30min às 17h