Após novo adiamento, o processo de licitação para determinar o que ocupará a área do Parque Wolmar Salton — também conhecido como Parque da Efrica — deve esperar mais tempo até o lançamento. Antes do edital, a prefeitura de Passo Fundo pretende publicar um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), documento que pede ajuda à iniciativa privada na formulação de soluções e projetos para determinado local.
Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira, a ideia é entender quais e quantos empreendimentos e grupos empresariais têm interesse na área. A expectativa é de lançamento até dezembro.
O espaço de 8,3 hectares fica às margens da BR-285, na localidade de Povinho Velho, e traz uma série de restrições para uso, o que dificulta a possibilidade de instalação de empresas. Parado há sete anos, o local já foi palco de shows e da Mostra de Pequenos Animais, que aconteceu por quase 30 anos.
No ano passado, uma comissão da prefeitura estudou as possibilidades de uso para área. Entra elas, estava a instalação de um centro logístico no local.
— É uma área muito restrita pela parte ambiental porque ali é uma macrozona de proteção aos mananciais. Também tem uma restrição de espaço aéreo em função de que está na cabeceira da pista do aeroporto. A ideia é fazer a concessão daquela área, mas, antes, lançar um PMI pra entender o nível de interesse dos empresários — afirmou Oliveira.
Conforme o secretário, instituições religiosas, empresa de pesquisa para o agronegócio e centro de distribuição de mercadorias já demonstraram interesse em utilizar a área. Estabelecimentos poluentes ou que possam atrapalhar os aviões no aeroporto não podem ser instalados.
O que pode funcionar no Parque Wolmar Salton
O Plano Diretor do município prevê quais empreendimentos podem ser abertos no espaço. São eles:
- Agricultura
- Pecuária
- Silvicultura
- Hortifruticultura
- Comércio varejista e serviços Tipo IV: coleta e separação de resíduos (Classe III), comércio de insumos agrícolas e agropecuários, cereais e sementes, de máquinas e equipamentos agrícolas, de materiais de construção, de piscinas e seus acessórios, de veículos de carga, de ferro, aço e alumínio de sucatas em geral e laboratório em geral;
- Serviços de Educação: escola de Educação Infantil/Fundamental/Média/Superior, escola especializada, cursos profissionalizantes e entidade educacional;
- Serviços Religiosos: entidade religiosa e de culto ou igreja/templo;
- Industrial Tipo IV: indústria de grande porte, com a maior classificação de exigência.