Policiais resgataram 13 pássaros silvestres que estavam sendo mantidos em cativeiro no município de Erechim, no norte do RS, na segunda-feira (3). A operação aconteceu após uma denúncia anônima e o 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) encontrou os animais dentro de gaiolas em uma residência.
Na casa, a equipe descobriu pássaros de espécies conhecidas, como pintassilgo, coleirinha, cardeal, azulão, trinca-ferro, frade, canário-da-terra e tangará. No local, também foi localizada uma armadilha utilizada para captura das aves.
O morador informou que não possuía a relação passeriforme das aves, que autoriza o manejo por meio do Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (SisPass) e é expedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Além disso, nenhum dos animais tinha anilha de identificação.
Assim, as gaiolas e a armadilha foram apreendidas e o homem responderá pelo crime ambiental. De acordo com a lei n° 9.605/98, a pena para esses casos é de detenção de seis meses a um ano, além de multa.
Os 13 animais silvestres resgatados foram encaminhados para os cuidados de um biólogo e passarão por uma avaliação médica que vai determinar a possível reinserção das aves em seu habitat natural.