Após ser encontrado por moradores caído em via pública, um Urutau foi resgatado na segunda-feira (19) em São José do Ouro, município no norte do RS. A ave é conhecida como fantasma das florestas brasileiras.
A equipe do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) atendeu ao chamado e encaminhou o pássaro da espécie Nyctibius griseus para avaliação médico-veterinária. Após ser liberado, o Urutau foi reinserido em seu habitat pelos policiais.
Presente em todo território brasileiro, inclusive dentro das cidades, a ave é encontrada nas margens de florestas, campos e cerrados, sempre em locais mais arborizados. A espécie tem uma característica única: graças a uma fenda nas pálpebras chamada de “olho mágico" consegue enxergar mesmo de olhos fechados.
Além disso, a ave é mestre nos disfarces, uma vez que suas penas acinzentadas com tons de marrom se camuflam nos troncos das árvores. Essas características, somadas aos hábitos noturnos, ao canto melancólico e fúnebre e ao costume de ficar parada por horas na mesma posição, fizeram com que o Urutau ficasse conhecido como fantasma das florestas.
Parte do folclore peruano
Conhecido também como uruvati, cacuí e mãe-lua, o pássaro pode chegar a até 38 centímetros e pesar cerca de 200 gramas, se alimentado de mariposas, cupins e besouros capturados durante voos a noite.
No Peru, o Urutau é conhecido como “ayaymama” por causa de seu canto característico. Em terras peruanas inclusive há uma lenda sobre o animal: a história fala sobre um bebê abandonado pela mãe na floresta, para evitar que morresse por uma peste que havia dizimado seu povo. A criança então se transformou na ave, que todas as noites lamenta por sua mãe.