Por Ivo Miri Brugnera, presidente Sicredi Aliança RS/SC/ES
O aumento da produtividade, gerando baixo impacto ambiental e contribuindo com a segurança alimentar no país e no mundo, está entre os principais desafios para alcançarmos outro nível na produção de alimentos no Brasil. Conciliar os interesses econômicos e sociais é um obstáculo a ser vencido, mas não vejo que esta seja unicamente uma missão dos produtores rurais ou dos governos. É chegada a hora de termos um pensamento de crescimento coletivo. E qual a melhor forma de todos os brasileiros embarcarmos nesta jornada? Não existe outro caminho a não ser o da cooperação.
Todos precisamos de alimentos de qualidade, com preços viáveis. A economia precisa girar, as pessoas precisam trabalhar e produzir. Se o agro vai bem, o comércio vai bem, a indústria prospera, as pessoas comem melhor e consequentemente se desenvolvem. Como diz um ex-ministro da agricultura brasileiro: paz e estabilidade econômica se conquistam com segurança alimentar.
Termos um agronegócio forte, desde a agricultura familiar e produtores de orgânicos, até a agricultura empresarial, indústria do setor que produz em grande escala e consequentemente a preços mais acessíveis, deveria ser motivo de orgulho nacional e razão para unirmos forças em benefício de toda a sociedade.
Pensamentos de crescimento, somado a atitudes de crescimento é que vão nos levar para um outro nível. E o cooperativismo tem muito a contribuir neste sentido. A essência da organização cooperativista nos mostra que pessoas com objetivos comuns e conhecimentos complementares, podem gerar prosperidade em suas comunidades. Se um cresce, todos crescem.
O nosso papel, além de apoiar todos os segmentos na construção das melhores condições de crescimento financeiro, é conectar pessoas com objetivos similares. Transitamos em diversos ambientes, assessoramos na construção de soluções financeiras viáveis e adaptadas às realidades locais. Trabalhamos com produtos com taxas justas e com o reinvestimento local dos recursos gerados pela cooperativa. Este é um dos terrenos mais férteis para estimular esses comportamentos de crescimento em prol da evolução de toda a sociedade.
Nosso caráter de ação local nos coloca em vantagem. Estamos vivendo diariamente as dores e conquistas dos nossos associados e da sociedade nas cidades onde estamos inseridos. Temos forte atuação local e capacidade de mover as pessoas em prol de objetivos maiores.
Internamente estamos lançando esse desafio e agora, compartilhando com toda a sociedade, que queremos construir soluções criativas e que favoreçam o desenvolvimento sustentável e socialmente viável dos setores produtivos brasileiros.