Um tornado foi registrado na área rural de Gentil, no norte gaúcho, no começo da tarde deste sábado (11). Conforme a Climatempo, trata-se um tornado em seu grau mais fraco, atingindo entre 104 km/h e 137 km/h. Na escala Fujita, que mede a intensidade do fenômeno, ele estaria no nível F0, considerado o menor dentre os graus possíveis.
Segundo um morador que presenciou o forte vento, a passagem do tornado pelo interior de Gentil teria durado 20 minutos. Gabriel Pressi é morador da região, e aponta que tudo teria começado na localidade de São Valentim, cerca de 2 quilômetros do centro de Gentil.
— Ele passou nas lavouras e atingiu a propriedade de um vizinho nosso. Um galpão de máquinas agrícolas dele desabou e algumas telhas de zinco foram parar a 50 metros de distância. Danificou diversas máquinas. Passou muito próximo de outras residências mas graças a Deus ninguém ficou ferido — relatou Pressi.
A propriedade em questão é da família de Vinicius Silvestre. Com a casa a cerca de 20 metros do galpão atingido, eles viram tudo de perto:
— Minha irmã ouviu o barulho e, assim que percebeu, o tornado já havia levantado a cobertura do galpão das máquinas. Ele passou pelo galpão e foi em direção à casa de uma vizinha, mas desviou em um pinheiro, o arrancando inteiro — relata.
Além de Gentil, propriedades rurais de Ciríaco também tiveram prejuízos. É o caso dos pais de Bruna Gatto, que vivem na localidade em São Sebastião do Quaraim.
— Meus pais contaram que se abrigaram no banheiro da casa. Eles esperaram o barulho passar e depois foram ver o que tinha acontecido. Um chiqueiro ficou completamente destruído. Ficamos muito preocupados mas nos sentimos aliviados que ninguém ficou ferido — conta Bruna.
Conforme o Corpo de Bombeiros, nenhuma ocorrência sobre feridos foi registrada. Além do registro em Gentil, é possível que o mesmo tenha ocorrido em Cambará do Sul neste sábado.