O fim de semana foi gelado em Passo Fundo, com a menor temperatura do ano registrada entre as 23h de sábado (25) e meia-noite de domingo (26), quando os termômetros marcaram 3,7°C.
A marca, registrada pela estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Passo Fundo, é 0,8ºC mais baixa que o então recorde de frio de 2024, de 4,5ºC, verificado em 15 de maio. A redução é sentida pelos passo-fundenses, em especial nos dias de maior nebulosidade.
Apesar do frio, a temperatura passou longe do recorde histórico de frio registrado no mês de maio: segundo o Inmet, em 2007 os termômetros chegaram a -1,5ºC. A menos de um mês do começo do inverno, as quedas são esperadas para a época, aponta o analista do laboratório de meteorologia da Embrapa Trigo, Aldemir Pasinato.
— Agora o frio começa a ficar mais frequente e vir com mais intensidade. Apesar disso, esse mês de maio ainda está 2,3°C acima da média histórica. Os meses estão mais quentes: abril fechou 2,8°C acima da média também. Isso pode ser explicado pelo fenômeno El Niño, que eleva as temperaturas de forma geral — explicou.
Entre janeiro e maio, choveu 1.374 milímetros em Passo Fundo frente à média anual de 1.931 mm. Isso significa que, em cinco meses, Passo Fundo já registrou 71% do esperado em chuva para o ano todo. Desse montante, 46% da precipitação é referente somente aos meses de abril e maio.
Como serão os próximos dias
Segundo Pasinato, as temperaturas amenas devem seguir até quarta-feira (29). Confira a previsão.
Terça-feira (28)
O frio continua, com mínima de 5°C e máxima que não deve ultrapassar os 10°C. Há possibilidade de garoa e o tempo permanece encoberto.
Quarta-feira (29)
A mínima deve ficar entre 7°C e 8°C, com máxima próxima a 15°C e dia nublado.
Feriado e fim de semana
Conforme Pasinato, o sol deve aparecer somente na quinta, permanecendo na sexta-feira e no fim de semana, quando as temperaturas podem alcançar os 23°C. A chuva também deve dar trégua, sem previsão de registro até pelo menos a próxima semana.