O amanhecer foi gelado em Passo Fundo nesta terça-feira (14). Quem precisou sair nas primeiras horas se deparou com uma queda brusca das temperaturas.
A mínima chegou a 9,1°C, segundo o Inmet, e a paisagem vista nas ruas era de pessoas cobertas com toucas, luvas e mantas para amenizar a sensação de frio.
A “friaca”, que deve afetar todo o território gaúcho, se deve ao ingresso de uma massa de ar polar. Há um alerta do Inmet, válido até 9h de quarta-feira, para o declínio de temperatura. A mínima no município na quarta deve ser de 4°C, e as baixas temperaturas devem continuar ao longo da semana.
O frentista Rudimar Gomes, precisou sair da cama às 5h, para às 6h estar no trabalho. Ele conta que se assustou com o frio. O jeito foi reforçar o casaco e tomar um café quente antes de sair de casa.
— A vontade é de ficar dormindo (risos). Mas como isso não é uma opção, o jeito é se agasalhar bem, tomar um café bem quentinho e encarar. O difícil são os primeiros dias, depois o corpo acostuma — opina.
Para Daniel Mendes, a pior parte é entrar no banho de manhã cedo. Para amenizar o frio ao longo da manhã, optou pela boa e velha ceroula.
— Sair da cama já não é fácil, e entrar no banho se torna uma tarefa quase impossível. Mas depois que sai, o frio diminui e parece que fica mais fácil encarar a friaca, porém, não dá pra abrir mão daquela ceroula por baixo da calça — detalha.
A diarista Lucimar de Souza, revela que teve dificuldades para tirar o filho Luan, de cinco anos, da cama, diante da temperatura mais baixa:
— Fez aquela manha tradicional, mas eu já estou acostumada. Pra aliviar, o jeito é tomar um leite quente e se agasalhar bem, com o casaco mais grosso e luva.
A máxima prevista para esta terça-feira em Passo Fundo é de 12°C.