A garantia de um item considerado básico na cultura gaúcha preocupou moradores de um condomínio em Passo Fundo, após o início da arrecadação de donativos aos atingidos pela enchente: fazer com que se sintam, através do chimarrão, mais próximos da normalidade que tinham em casa.
Com esta motivação, um grupo do bairro São José arrecadou 100 kits de chimarrão para as vítimas da tragédia no Estado. Entre as doações, artigos como cuias, ervas, bombas e até garrafas térmicas. Uma das colaboradoras da ação, Lisete Biazi, conta que a ideia veio após a garantia de alimentação, água e kits de higiene:
— Esperei todos garantirem a necessidade básica, para lançar ideia no grupo do prédio. Me surpreendi, porque todos abraçaram. Em pouco tempo eu já tinha 70 kits, e acabamos transformando em um presente de Dia das Mães.
Além das doações, os moradores também arrecadaram valores em dinheiro, que foram revertidos na compra de pacotes de erva e aquecedores para a água. Agora, o grupo estuda a logística para enviar os kits ao Vale do Taquari.
— Um gaúcho sempre tem uma cuia na mão, então acreditamos que faremos muitas pessoas felizes. E não pararemos, agora estamos pensando em arrecadar radinhos de pilha, para que eles se entretenham onde estiverem — adianta a empresária.