Estudantes de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de do Rio Grande do Sul (IFRS) do noroeste gaúcho embarcaram em uma missão diferente nas últimas semanas: passaram as construir camas para doar às vítimas das enchentes que deixaram mortos e estragos no Rio Grande do Sul.
Chamado de "Cama Solidária", o projeto é realizado por estudantes voluntários todas as noites, a partir das 18h, no campus Ibirubá do IFRS. Até o momento, foram confeccionadas 17 camas. Dessas, pelo menos três já foram entregues e outras devem ser doadas e construídas ao longo do mês.
Segundo o professor do curso de Engenharia Mecânica e coordenador do projeto, Cristiano Kulman, as camas são de madeira, material escolhido por ser mais resistente às intempéries climáticas e ter vida útil mais longa.
— O objetivo é tirar as pessoas do chão. Muitas, ao voltar para suas casas, vão colocar o colchão no chão e deitar, ficando expostas a doenças em função da sujeira. A ideia é oferecer conforto e dignidade nesse período pós-crise e aliviar o sofrimento dessas pessoas, proporcionando a elas um lugar seguro e confortável para descansar — disse.
O trabalho é custeado com recursos e materiais encaminhados por empresas e organizações filantrópicas.
— Quanto mais parceiros tivermos nesta iniciativa, maior será nossa capacidade de produção. Passamos por um momento de união e solidariedade em prol daqueles que mais precisam de ajuda, especialmente nesse recomeço — pontuou.