Erechim, no norte gaúcho, terminou sua mobilização para ajudar os municípios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, na última semana, com números históricos. Ao todo, a cidade arrecadou 700 toneladas de mantimentos, transportadas em 55 caminhões e mais de 20 aeronaves.
A mobilização foi realizada no Parque da Accie, onde acontece a Frinape, e era liderada pela Defesa Civil. O movimento incluiu alimentos não perecíveis, água, remédios, roupas, cobertores, materiais de higiene e limpeza e ração para cães e gatos. Esta etapa está concluída.
— Esses 15 dias foram especiais para nos definir como um povo que constrói pontes de solidariedade e é isso que realmente importa — disse o prefeito de Erechim, Paulo Polis, ao agradecer os voluntários que atuaram no trabalho.
Parte das doações foram encaminhadas à Central de Doações de Passo Fundo, de onde saiam para as cidades mais prejudicadas do RS após a coordenação da Defesa Civil estadual.
Outras cargas foram direto para municípios como Lajeado, Porto Alegre, Roca Sales, Vespasiano Correa, Encantado, Arroio do Meio e Guaíba. É possível conferir o conteúdo de todas as cargas enviadas às cidades gaúchas prejudicadas pelas enchentes neste comunicado oficial da prefeitura de Erechim.
Além da ajuda com mantimentos, um comboio com mais de 40 voluntários e 34 máquinas saiu de Erechim, na madrugada desta segunda-feira (20), em direção ao Vale do Taquari, para ajudar as áreas que enfrentam desafios por causa das enchentes. A ação reúne pessoas e maquinários das cidades da Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau).