Desde que as doações às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul começaram a ser organizadas e distribuídas da sede da antiga Manitowoc, em Passo Fundo, já foram mil toneladas destinadas as cidades atingidas. O total representa 213 carregamentos de donativos, que partiram para mais de 70 municípios. O controle é feito por equipes da Defesa Civil da cidade.
Apenas da última semana, foram 145 cargas recebidas e 75 despachadas. Para organizar e embalar tudo, uma média de 480 voluntários visitam o local todos os dias, para participar dos trabalhos de triagem e separação. O recorde foi no último sábado (18), quando 780 pessoas compareceram para ajudar.
Mesmo com o alto número, o pedido é constante para que a comunidade se coloque à disposição durante a semana. Pessoas que tiverem carros ou caminhões, e que queiram ajudar no transporte, também podem se cadastrar, como explica o coordenador municipal da Defesa Civil de Passo Fundo, Fernando Bicca:
— Precisamos de voluntários em todas as áreas. Neste domingo, por exemplo, não temos ninguém para levar, mas a partir de segunda já normaliza. Quem tiver caminhões de carga pode entrar em contato. A gente carrega com o que precisa, e para quem, e liberamos. Tudo é auditado e registrado, mas precisamos dessa ajuda.
Para se voluntariar basta comparecer ao pavilhão de recebimentos das doações e fazer um cadastro rápido. O local funciona diariamente das 8h às 18h. Também é possível se cadastrar através do WhatsApp (54) 99127-7954.
Itens mais urgentes para doações
No momento, são necessários alimentos, produtos de higiene e limpeza. Roupas não são estão na lista de urgência no momento, segundo a Defesa Civil.
- Alimentos: todos os tipos de alimentos não perecíveis, com destaque para sal e açúcar
- Higiene: fraldas de qualquer tamanho (infantis ou geriátricas), absorventes e pomada para assadura
- Limpeza: alvejantes e produtos no geral
Onde doar
- CTG Lalau Miranda: (Rua Uruguai, 11, Vila Annes) das 9h às 17h.
- Central de Distribuições: Antiga Manitowoc, (RS-324, Valinhos), das 8h às 18h
- Salão da Paroquia Santa Terezinha: (Rua Prestes Guimarães, 480), diariamente das 8h30min às 11h30min, e das 14h às 18h
- Atitus: no campus Santa Terezinha (acesso pela Rua Carlos Gomes), das 8h as 22h