O governo do Rio Grande do Sul informou nesta terça-feira (28) que os Correios devem gerenciar a logística de recebimento, armazenamento e distribuição das doações no Estado. Um contrato deve ser assinado ainda nesta semana, confirmou o gabinete do vice-governador, Gabriel Souza, à reportagem.
Segundo a pasta, a empresa pública vai assumir a operação de forma gradual, primeiro em Porto Alegre e depois nos demais centros logísticos do Estado. A contratação prevê o início imediato das atividades e o processo de transição será acompanhado pelas Defesas Civis regionais.
Foi o caso do Centro de Doações de Passo Fundo, que na última sexta-feira (24) deixou de ser gerenciado pela Defesa Civil municipal e passou para o Estado. Em reunião nessa mesma data, o vice-governador Gabriel Souza adiantou que todo o recebimento e envio de mantimentos será organizado por uma empresa contratada.
"Estão sendo realizadas as vistorias nos Centros de Distribuição do interior, já com vistas para a otimização das estruturas e recursos. Paralelamente, o Estado trabalha da elaboração dos contratos", respondeu o gabinete do vice-governador após pedido de comentário da reportagem.
Com a contratação da empresa, não serão mais necessários voluntários nos centros de doações do RS. Segundo o governo estadual, os voluntários seguirão atuando em ações missões mais específicas, como a montagem de kits ou eventuais mutirões e ações sociais em que sejam convidados a somar esforços para um determinado objetivo.
"Entendemos que, com o retorno das atividades regulares, aulas, rotina de trabalho, o voluntariado reduz de forma significativa. O Estado é muito grato a todos os voluntários que nos apoiaram e seguem nos apoiando, mas avaliamos que a contratação é a alternativa mais viável e segura, inclusive para segurança dos operadores que possuem treinamento, Equipamento de Proteção Individual (EPI) e seguem todas as rotinas de segurança e saúde no trabalho", disse a nota.
O que doar
Atualmente, a Defesa Civil do RS solicita a doação de:
- cestas básicas
- kits de limpeza
- kits de higiene
- itens para bebês
Os estoques de roupa e água estão cheios, por isso não são mais necessários.