Mais um flagrante de desmatamento foi registrado no norte do RS na terça-feira (20). A destruição de cerca de 31 mil metros quadrados de Mata Atlântica aconteceu na cidade de Taquaruçu do Sul.
Após denúncia, o 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) flagrou o desmatamento irregular em duas propriedades rurais no interior do município de pouco mais de 3,1 mil habitantes. Na primeira localidade, uma área com mais de 3,3 mil metros quadrados de vegetação nativa foi desmatada sem o responsável possuir autorização ambiental para a intervenção.
Já na segunda propriedade, os policiais militares flagraram mais 27,9 mil metros quadrados de Mata Atlântica suprimida. Neste caso, o proprietário da área apresentou Licença Ambiental, mas o documento previa apenas a exploração de dois hectares; ou seja, houve o abuso da autorização em cerca de 7.970 metros quadrados.
Nos dois casos os responsáveis responderão por crime ambiental contra a flora. Conforme a lei no 9.605/1998, a pena varia desde multa até detenção, de um a três anos.
Este é o primeiro registro de desmatamento em Taquaruçu do Sul em 2024. Porém, entre 2022 e 2023, outros 8,7 hectares de Mata Atlântica foram destruídos no município de acordo com o levantamento feito por GZH na plataforma Mapbiomas. Nos últimos dois anos, foram sete alertas de desmatamento registrados pelo sistema na cidade do norte gaúcho.
O desmatamento florestal e o uso irregular do solo são crimes ambientas e causam diversos impactos ao meio ambiente, prejudicando a biodiversidade e contribuindo para as mudanças climáticas.