Um grupo de aproximadamente 15 indígenas da Reserva Monte Caseros ocupou o Salão da Comunidade São Pio X, interior de Ibiraiaras, no norte do RS, na sexta-feira (19). De acordo com a Brigada Militar (BM), o grupo reivindica a posse de 10,8 mil hectares entre Ibiraiaras e Caseiros. A manifestação ocorre de forma pacífica.
Conforme a BM, os indígenas estão alojados na área externa do Salão da Capela São Pio X, que pertence à Paróquia São José. Ainda segundo a BM, não há sinais de arrombamentos ou danos nem de construção de acampamentos.
De acordo com o presidente da comunidade, Fábio Festa, a liderança da comunidade deverá se reunir com os indígenas nas próximas horas e discutir o fim da ocupação.
— Eles reivindicam a posse de algumas terras da região, e buscam um diálogo com a Funai. Mas entendemos que essa não é a melhor maneira de resolver as coisas, uma vez que estão ocupando e usando bens que são adquiridos com muito custo pela comunidade — pontua.
Ocupação em Caseiros
No dia 10 de dezembro, um grupo de aproximadamente 100 indígenas da etnia Kaingang ocupou o terreno de uma escola em Caseiros, no norte do Estado. O grupo também reivindica a posse de algumas terras da região.
O terreno é parte da estrutura de uma antiga escola estadual localizada na comunidade rural de São Luiz. O espaço, porém, está desativado há mais de 10 anos, foi cedido à prefeitura de Caseiros e hoje serve para a realização de projetos sociais.
Conforme a prefeitura, o grupo ainda está no local. O executivo aguarda o agendamento da audiência com a Funai.
Ainda não está claro se há relação entre os grupos.