A nova diretoria da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) foi apresentada na noite de quarta-feira (6), em um jantar baile no Clube Comercial de Passo Fundo. O evento também teve homenagem ao governador do RS, Eduardo Leite e o lançamento da Feira regional de Inovação, Tecnologia, Negócios e Conteúdo (Feitech).
O então presidente Cássio Gonçalves apresentou um balanço da sua gestão 2021/2023, os projetos realizados e as principais ações voltadas para os empresários. Ele entregou o cargo para Evandro Silva, que retorna à presidência da Acisa depois de três anos e assume até 2025.
O evento também teve um momento para homenagens a empresários do município e o Troféu Gabriel Bastos Mérito Político para o governador Eduardo Leite. O reconhecimento aconteceu em meio às discussões envolvendo a proposta de aumento da alíquota do ICMS, a qual a Acisa se manifestou formalmente contra. O presidente empossado, Evandro Silva, comentou o assunto:
— Um momento em que o governo do estado está propondo um aumento de impostos, que como ele mesmo disse é indigesto, é difícil de você lidar, uma entidade que representa os setores produtivos, traz o governador. O desafio é esse, este é o momento. A classe tem que ter o compromisso de buscar o melhor para os seus sócios, mas a democracia faz com que nós tenhamos que ouvir os dois lados. E para que tenhamos o melhor resultado, nada melhor do que trazer o governador, trazendo os seus argumentos, ele ouvir os argumentos da classe empresarial e que a Assembleia tome a melhor decisão — afirmou.
A Feitech também foi lançada pela entidade. Em 2024, a feira acontece de 23 a 25 de outubro e o objetivo é promover um ambiente dinâmico e inspirador onde empresas, startups, e comunidade acadêmica possam se conectar e promover um intercâmbio de conhecimentos.
— É um movimento da inovação que acontece não somente em Passo Fundo, não somente no Estado, nem no Brasil, é mundial. Como inovar, como fazer algo diferente, seja com a tecnologia ou se reinventando. E a Feitech vem para isso. Ela vem com o compromisso de trazer as novidades que estão acontecendo no mundo adaptadas à nossa realidade. Ou seja, um empresário tem a oportunidade de vivenciar, de conhecer o que vem pela frente e as mudanças que possam ser feitas no atual momento — afirmou Evandro.