Pelo menos 13 casas foram incendiadas durante um conflito indígena na madrugada deste sábado (2) em Cacique Doble, no Norte do Estado.
Segundo o Corpo de Bombeiros Voluntários, uma equipe foi chamada para controlar o incêndio, mas acabou não comparecendo ao local por questões de segurança.
Conforme o comandante da Brigada Militar de Lagoa Vermelha, Tenente Coronel Luis Fernando Becker, o conflito também registrou troca de tiros, no qual duas mulheres ficaram feridas. Elas foram encaminhadas sem gravidade ao hospital do munícipio.
— Até o momento, o que a gente tem de informações sobre feridos é esta. Equipes da Brigada Militar, Força Nacional e Polícia Federal estão no local acompanhando a situação, que no momento se mostra controlada — completa.
Disputa pela liderança
A terra indígena de Cacique Doble registrou diversos conflitos por disputa política nos últimos meses. No fim de outubro, três pessoas foram presas em uma operação da Polícia Federal que buscou restabelecer a ordem e apurar crimes cometidos em meio à disputa de dois grupos pela liderança do local. Em 1º de novembro, cerca de 300 membros da comunidade escolheram um novo líder.
Conforme a Brigada Militar, o conflito deste sábado está relacionado a rejeição de alguns membros da tribo Indígena quanto ao cacique que foi eleito no último pleito.