Em encontro de emergência, cerca de 55 agricultores se reuniram com representantes de entidades agrícolas, poderes Legislativo e Executivo de Passo Fundo na tarde desta sexta-feira (24) para chamar a atenção aos problemas nas estradas do interior.
Desde as chuvas do mês de setembro, os moradores do interior relatam enfrentar as consequências da falta de estradas em boas condições. Em espaço para fala, os trabalhadores levantaram a dificuldade de acesso do transporte escolar das crianças, assim como transporte de leite, plantio, aviário, rações para os animais e deslocamento de pessoas.
Conforme dados de acompanhamento do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), 500 pessoas foram prejudicadas pelas más condições das estradas desde setembro, sendo que ao menos oito famílias continuam ilhadas por conta da falta de acesso às propriedades. As localidades com maiores problemas seriam Pulador, Santa Gema, São Valentim e Capinzal.
— Queremos construir medidas para os problemas de hoje, dando condições para as pessoas saírem de suas propriedades. Mas, a longo prazo, precisamos de um planejamento, para que não venhamos a sofrer com isto tantas e tantas vezes — afirma a presidente do STR, Marinês Scapini Penz.
Entre as soluções garantidas, o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Cristiam Thans, apresentou um plano que direcionará cerca de R$ 1,6 milhão em horas/máquina, R$ 857 mil para compra de pedra moledo e R$ 211 mil em brita. O recurso deve ser encaminhado nos próximos dias.
— A ideia é intensificar o trabalho, ampliar e contratar mais equipamentos para conseguir trabalhar em mais de dois ou três lugares ao mesmo tempo. Hoje fazemos cerca de três simultâneos, mas não é suficiente para atender a nossos distritos, pois a demanda é grande — explica o secretário.
Ao final da reunião, um documento foi escrito em conjunto pelas entidades e agricultores para ser enviado à prefeitura e Câmara de Vereadores. Entre as sugestões estão a contratação de mão de obra terceirizada para os reparos e criação de forças-tarefa para dar conta das obras.