O lixo hospitalar acumulado nas unidades de saúde de Ijuí, no noroeste do RS, há mais de 90 dias começou a ser recolhido na manhã desta sexta-feira (10), pela empresa Aborgama, a que já possui contrato com a prefeitura para a realização do serviço.
Um impasse entre a prefeitura e a empresa acabou ocasionando o acúmulo dos resíduos hospitalares em todas as unidades de saúde do município. Segundo o município, a empresa não havia apresentado os documentos necessários para a realização do pagamento. De acordo com o secretário de Saúde de Ijuí, Márcio Strassburger, até mesmo o contato com a Abograma estava difícil no últimos dias.
— A empresa entregou a documentação nesta semana e hoje (sexta) conseguimos fazer o pagamento. No início da tarde tivemos uma reunião com a coordenadoria de compras do município e eles estão analisando situações jurídicas do contrato. Nas próximas semanas devemos entrar no período de renovação deste contrato e, por isso, estamos avaliando a possibilidade de nova licitação — explicou o secretário.
Ao todo, são 20 pontos de recolhimento de resíduos hospitalares no município. Nesta sexta, o trabalho foi realizado em 18 locais.
— Restaram apenas dois pontos que serão finalizados na manhã deste sábado (11). A expectativa é que na próxima semana a situação já entre na rotina e seja normalizada por completo — afirmou Strassburger.
Em virtude da repercussão do caso, o promotor do Ministério Público de Ijuí, Marcos Roberto Lamin, determinou a abertura de um expediente de ofício para apurar a situação. A assessoria do promotor disse até o momento foi feito apenas o pedido das informações para a secretaria de Saúde e que ainda não há elementos para se manifestar.