O Lar da Vovó, instituição de longa permanência para idosos em Passo Fundo, busca ajuda econômica. A entidade viu sua crise financeira se aprofundar depois dos temporais que prejudicaram a cidade nos meses de setembro e outubro. O toldo da casa, que era novo, foi totalmente destruído pelo granizo.
Além da necessidade de materiais de construção, a entidade também pede doações de itens de limpeza, higiene e até comida. Isso porque os custos altos para manter o local, somado aos problemas causados pela chuva, já ultrapassam os recursos recebidos pela organização.
No local, 28 idosas recebem seis alimentações por dia, além de apoio e cuidado de uma equipe multidisciplinar — ao todo, são 15 funcionários. Através de um convênio com o município, o Lar da Vovó recebe uma ajuda de custo mensal da prefeitura, mas a despesa mensal chega a quase R$ 70 mil, o que faz com que a instituição enfrente problemas financeiros.
— A gente está sempre correndo para fechar a folha de pagamentos e sempre tem alguma despesa extra. Nós só estamos conseguindo manter os serviços graças à comunidade, que tem se sensibilizando com a gente e ajudado — disse Soeli Goulart, presidente do Lar da Vovó.
— A dificuldade é todo mês. Temos os mantimentos, mas sempre faltam, nunca são suficientes. Por isso, a gente pede ajuda e qualquer doações é bem-vinda — reforça Felipe Spuldaro, assistente social do espaço.
As moradoras do Lar da Vovó
Quem vive lá aprova o serviço prestado há 56 anos na Vila Fátima, em Passo Fundo. A dona Tereza, de 85 anos, é uma das moradoras mais antigas. Ao todo, já são 22 anos vivendo no local.
— É muito bom morar aqui, eles cuidam direitinho da gente — conta. Ela é colega de Débora Vargas, 60 anos, que vive no Lar da Vovó há um ano.
— Aqui todo mundo trata a gente bem, a comida é boa, as colegas também. Eu estou muito feliz aqui .
Além de materiais de construção, limpeza, comida ou dinheiro, também é possível doar tempo e carinho às idosas que vivem na instituição.
— Nossa casa está sempre aberta para visitas. Esse momento é muito importante para a saúde mental das vovós. Às vezes, só um par de ouvidos ali para escutar elas ou um abraço já é de grande valia — lembra a presidente da casa.
Como doar
Para mais informações sobre o Lar da Vovó, agendar visitas e fazer doações, basta entrar em contato pelo telefone (54) 3254-0278.