Com o tema "Um olhar para a pessoa idosa", o 1º Seminário Regional para Aposentados, Pensionistas e Idosos de Passo Fundo, realizado nesta quinta-feira (28), discute a criação de uma Delegacia do Idoso na cidade.
O encontro discutiu os perigos envolvendo estelionatários e os direitos dessa população, que só cresce no Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas com mais de 60 anos saltou de 2% para 12% entre 1960 e 2014. Além disso, o grupo etário que mais aumenta no país é o de pessoas com 80 anos ou mais.
— Recebemos várias queixas de maus tratos e crimes financeiros envolvendo idosos. Por isso, pleiteamos a criação de uma Delegacia do Idoso na cidade, para ser um local de referência para esse público — detalha o presidente da Associação Beneficente dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Passo Fundo e Região (ABAPPAF), Pedro Daneli.
Segundo ele, na maioria dos casos, as vítimas levam suas queixas até a associação, que os orienta a buscar os órgãos responsáveis. Mas, ao buscar as autoridades, muitos acabam sendo encaminhados para lugares diferentes e, por fim, voltam para a associação sem ter o problema resolvido. Os delegados Mário Pezzi e Carolina Goulart fizeram palestras com orientações aos idosos sobre o tema.
Segundo Daneli, hoje Passo Fundo reúne mais de 35 mil idosos. Na entidade, participam cerca de 12o. A associação disponibiliza atendimento psicológico e jurídico gratuito, além de parcerias com consultórios médicos e estabelecimentos comerciais da cidade.
— Vim porque me chamou a atenção os assuntos debatidos. É importante a gente estar sempre se atualizando sobre o que está acontecendo e sobre os nossos direitos — disse a aposentada Maria Terezinha Cunha, 71 anos, que saiu do bairro Lucas Araújo para acompanhar o evento que acontece na Atitus Educação, na Vila Rodrigues.
Confira a programação
O seminário regional é gratuito e segue até as 17h, com uma confraternização. Para participar, basta ir até o auditório da Atitus Educação, na Rua Senador Pinheiro, Vila Rodrigues, nesta quinta-feira (28). Confira a programação para a tarde:
- 12h: almoço
- 13h: credenciamento
- 13h45: apresentação cultural do grupo de dança Pupilas da Aldeia, do Creati Passo Fundo
- 14h: palestra "Envelhecimento saudável: estratégias para manter a qualidade de vida na terceira idade"
- 15h: palestra "O direito do idoso na perspectiva previdenciária"
- 16h: palestra "O Estatuto do Idoso e as políticas públicas: direitos fundamentais da pessoa idosa e das famílias"
- 17h: confraternização final