Um periquito-australiano foi resgatado pelo 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) no bairro Cohab, em Passo Fundo, na quinta-feira (31).
Os policiais foram informados por moradores que um pássaro havia caído na rua, e ao chegar no local, identificaram a espécie exótica em estado debilitado. Durante o salvamento, foi constatado que o passarinho foi vítima de batida ou atropelamento.
O periquito foi levado ao Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo (UPF), para receber os cuidados necessários à sua recuperação. De acordo com o sargento João Pereira, que atendeu a ocorrência, há diferença entre as espécies exóticas e as espécies silvestres.
— As espécies que são exóticas são permitidas, desde que compradas regularmente. Já as espécies silvestres só podem ser compradas de criadores autorizados e sendo registrado como criador — explica.
O sargento pontua, ainda, que é possível que o periquito tenha fugido de alguma casa, porque não é do habitat local. Após os cuidados, ele será doado.