Com estragos significativos no interior de Passo Fundo, no norte do RS, o feriado da Independência, nesta quinta-feira (7), foi de reconstrução para devolver, aos poucos, a normalidade aos moradores. Em muitas comunidades os acessos, estradas e pontes foram comprometidos pelas chuvas e enchentes que atingiram todo o Estado desde o último domingo (3).
Das 10 pontes atingidas no interior da cidade, quatro delas foram levadas completamente pela água. A de maior porte é a que dá acesso ao distrito de Pulador, pela BR-285, com cerca de 12 metros de extensão. Nesta, a limpeza e reconstrução começaram ainda na quarta-feira (6) e foram concluídas nesta quinta, com fluxo liberado de trânsito ainda no começo da tarde.
Com a ponte para Pulador, o número de acessos reconstruídos e liberados no município chegou a cinco. São eles:
- ponte para o distrito de Pulador
- ponte de Linha Colussi, que liga à comunidade São José, no distrito de São Roque
- ponte de Sede Independência, na região da Barragem do Capingui
- ponte do distrito de Capinzal
- ponte do distrito de Bom Recreio.
— As pontes tiveram problemas na cabeceira e madeiras arrancadas, e serão reconstruídas. Estamos fazendo um trabalho emergencial para entregar logo essas pontes em condições de uso — afirmou o secretário municipal de Interior, Cristiam Thans.
Prioridade são estradas do transporte escolar
A grande quantidade de água também prejudicou a condição das estradas de interior. A força da chuva abriu valetas e entupiu bueiros, o que demanda intervenção das equipes da prefeitura.
Entre as estradas, a mais prejudicada foi a do distrito São Roque, que tem uma das malhas de transporte mais extensas do interior do município e, por isso, deve demandar mais trabalho.
Mas, de modo geral, o foco principal das equipes da prefeitura deve ser a reconstrução das vias prejudicadas que são parte do trajeto do transporte escolar. O objetivo, segundo o secretário, é restabelecer a segurança nas estradas principais e evitar que os estudantes precisem faltar aulas. O trabalho continua nas próximas semanas.