Novidades para o mercado de trabalho e desenvolvimento social fazem parte do propósito das inovações tecnológicas apresentadas na segunda edição da Feira de Inovação, Tecnologia, Negócios e Conteúdo (Feitech), que começou nesta quinta-feira (14) e vai até sábado (16) em Passo Fundo.
Na programação deste ano, a feira oferece 25 painéis e 40 expositores das áreas de indústria, comércio, serviço e agronegócio — e as ferramentas interativas são o grande atrativo para crianças, adolescentes e adultos que visitam a feira, com escolas ou empresas.
O evento reúne desde pessoas que trabalham ou vivenciam a inovação, para inteirar sobre o assunto, até o público curioso que acessa essas discussões pela primeira vez e tem contato com ferramentas como a Realidade Virtual e suas utilizações práticas no mundo.
Uma das palestrantes de abertura do evento e gerente de sustentabilidade da Be8, Ana Cristina Curia, destacou que a ideia é trazer para a Feitech tudo que é desenvolvido em ESG — meio ambiente, social e governança.
— Nós temos três iniciativas da Be8, que engaja diversos atores da sociedade no desenvolvimento social, econômico e ambiental. Um deles é uma parceria com o projeto Transformação, em que as crianças têm aulas de percussão com materiais reciclados, o segundo diz respeito à moda circular e reaproveitamento de materiais têxteis, e por último, a destinação correta de óleo de cozinha, que fomenta economias solidárias em Passo Fundo — afirmou.
Cusco Tech
O Cusco Tech, cão robô do Sebrae RS, atraiu os olhares com ações e movimentos responsivos a quem se aproximava do androide, desenvolvido para ser um cão-guia de pessoas com deficiência visual. O robô é revestido por câmeras e sinalizador para garantir a segurança da pessoa que o utiliza.
— Ele é atrativo por ter essa mobilidade, ele até dança, então é uma tecnologia que as pessoas normalmente não têm acesso, elas vêm com muita curiosidade de conhecer, de interagir com o cachorro e tudo o mais — contou a gestora de projetos de inovação do Sebrae, Niege Ferreira Canabarro.
Manequim Nursing
Na área da educação, uma manequim de alta fidelidade chamada Nursing (enfermagem, em inglês) chamou a atenção ao piscar, apresentar batimentos cardíacos e textura de uma pele semelhante à humana.
Utilizada pelos cursos da saúde da Universidade de Passo Fundo (UPF), Nursing foi desenvolvida pelo Centro de Simulação Realística para aprimorar as aulas práticas.
— É uma possibilidade de cenário, em que a gente pode criar patologias e pensando nessa questão de metodologia ativa de ensino, tanto para o aluno, quanto para o profissional de saúde que já está na área de assistência — explica a analista técnica do Centro, Bruna de Oliveira.
Serviço
- O que: 2ª Feitech (Feira de Inovação, Tecnologia, Negócios e Conteúdo)
- Quando: 14 a 16 de setembro
- Onde: Arena Gran Palazzo (Antônio Marinho de Albuquerque, 1275)
- A entrada é gratuita, basta realizar um cadastro no site.
- Veja a programação completa aqui.