Pelo menos 4,1 mil veículos estão com o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) irregular em Passo Fundo, segundo a Receita Estadual. Esse número representa cerca de 5% do total da frota que deve pagar o imposto na cidade, que é de 82.151 veículos.
A inadimplência também corresponde ao licenciamento do veículo, uma vez que o documento só é emitido depois do pagamento do IPVA.
O prazo para regularizar o imposto venceu em 28 de abril. Desde a sexta-feira (14), os inadimplentes foram inscritos em dívida ativa do Estado. O que significa que o valor devido terá um acréscimo de 5%, além de ficarem sujeitos a outras penalidades, como a inclusão do nome no Serasa, SPC, entre outros.
Quem for flagrado com o IPVA vencido ou licenciamento atrasado pode ter o veículo apreendido e pagar multa. O preço da autuação é de R$ R$ 293,47, mais sete pontos na carteira.
Como pagar
O IPVA pode ser quitado somente à vista na rede credenciada. Para pagar, é preciso apresentar o código Renavan e a placa do carro nos bancos da rede credenciada ou para a geração de QR Code. Além do IPVA, também é possível pagar a taxa de licenciamento e multas de trânsito.
O valor do licenciamento varia de acordo com o veículo. É possível consultar o preço no site do Detran RS. Para isso, basta acessar o menu “Veículos” e “Licenciamento do veículo”. Em seguida, abra “Consulta de veículo”, disponível neste link.
Os bancos disponíveis para pagamento são o Banrisul, Bradesco, Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil e lotéricas da Caixa Econômica Federal.
Também é possível quitar o débito por Pix. Para isso, acesse a Central de Serviços do Detran e gere o código do pagamento. Não é preciso ser o proprietário do veículo.
Calendário de pagamento do licenciamento 2023
Para quitar o licenciamento, o proprietário do veículo deve, necessariamente ter pago o IPVA e todas as multas. A data limite para quitar o licenciamento varia conforme o final da placa do veículo. Veja como fica o calendário:
- Placas de final 1, 2, 3, 4 e 5: até 30/06/2023
- Placas de final 6, 7, 8, 9 e 0: até 31/07/2023