O projeto de concessão à iniciativa privada do Aeroporto Lauro Kortz, de Passo Fundo, vai ser apresentado em audiência pública. A atividade acontece na próxima terça-feira (6), das 9h30min às 12h30min, na Câmara de Vereadores do município.
De acordo com informações do governo do Estado, o projeto prevê que os aeroportos Lauro Kortz, de Passo Fundo e Sepé Tiaraju, de Santo Ângelo, sejam administrados pela iniciativa privada por 30 anos, com investimentos de R$ 85,4 milhões. A empresa vencedora da licitação será responsável pela exploração, manutenção e expansão dos dois. O edital está previsto para o primeiro semestre deste ano.
A audiência servirá para que entidades, órgãos públicos e a comunidade possam debater e sugerir melhorias no local.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo, Diorges Oliveira, afirmou que esta é uma importante etapa do processo de privatização, em que a prefeitura auxiliou o governo do Estado.
— Esta etapa envolve os aeroportos de Passo Fundo e de Santo Ângelo. A concessão deve ser aberta no mês de junho, com prazo de 70 a 90 dias para manifestação das empresas, que irão operar por 30 anos os dois aeroportos. Estaremos com as equipes do governo e da prefeitura, organizadas para cumprir essa etapa. O que esperamos a partir da concessão é que o aeroporto tenha possibilidade de ampliação de voos. A lógica é que Passo Fundo seja um hub forte da região norte e do Estado.
Fernando De Carli, presidente da CDL Passo Fundo, afirma que apesar dos avanços já realizados no aeroporto, é necessário expandir sua utilização, bem como oferecer uma infraestrutura cada vez melhor aos seus usuários para que ele seja uma opção viável, segura e confortável aos passageiros dos mais diversos lugares que chegam a Passo Fundo e toda região norte do Estado.
— No Brasil, grande parte dos principais aeroportos já é operada por empresas privadas. Com um projeto de concessão que exija melhorias, mas que permita a exploração comercial do nosso aeroporto, poderemos ver uma evolução econômica não só para Passo Fundo, mas para toda a região. O Lauro Kortz está em Passo Fundo, mas ele pertence a toda a região que se beneficia de suas rotas e serviços, seja comerciais ou particulares.
O que as entidades buscam para o aeroporto
O novo terminal do aeroporto de Passo Fundo foi inaugurado em janeiro deste ano, porém representantes de entidades, gestores e a população apontam algumas adequações necessárias no local, entre elas a ampliação da área de estacionamento.
O presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa), Cássio Roberto Gonçalves, disse que é preciso reconhecer que Passo Fundo conta com um terminal adequado para o porte do aeroporto, pelo volume de passageiros e a prospecção dos 300 mil passageiros/ano, mas lembra que é preciso aperfeiçoá-lo.
Gonçalves aponta a necessidade aumento na pista disponível, que hoje é de 1.700 metros para 1.900 metros de extensão. Implantação da RESA (Runway End Safety Area, local para a frenagem ou escape fora da pista), para proporcional maior segurança nas aterrissagens. O dirigente também fala sobre a necessidade de alargar a pista de 30 para 45 metros.
— Se conseguirmos elevar essa metragem, saímos do conceito de pista estreita e melhoramos a operacionalidade e a possibilidade de aeronaves maiores. O cercamento sempre foi um problema, precisamos melhorar por ser uma questão de segurança para decolagens e aterrissagens.
A entidade encaminhou essas e outras sugestões para a consulta pública que está aberta, como a aquisição de alguns equipamentos e controles para melhorar ou minimizar os cancelamentos e dificuldades de pousos e aterrissagens por questões climáticas no aeroporto.
Sinduscon sugere criação de atrativos no interior do aeroporto
O presidente Sinduscon Passo Fundo e Região, Cristiano Basso, disse que a construção de um novo aeroporto foi uma conquista para o norte do RS, inclusive pelos voos diretos a São Paulo, mas lembra que algumas questões ficaram pendentes devido à demanda.
— Principalmente no que diz respeito a área de estacionamento, no próprio desembarque, faltam adequações. A questão dos hangares para aeronaves executivas é algo a ser resolvido. Também devem ser criados novos atrativos internos no aeroporto, para proporcionar uma espera mais adequada aos passageiros, uma recepção melhor para as pessoas que chegam a Passo Fundo.
Totem com informações turísticas também é uma das demandas
O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares de Passo Fundo, Leo Starhan Duro, lembra que os maiores problemas enfrentados atualmente podem ser identificados no número limitado de vagas de estacionamento e sinalização ineficiente para os motoristas. Outro ponto destacado pelo presidente, é a falta de um totem de informações turísticas como havia no antigo aeroporto, com materiais dos hotéis, restaurantes e bares da cidade e demais informações sobre praças, museus e teatros, atrações turísticas em geral.
— Essas informações auxiliam muito o turista que vem ao nosso município e já é uma demanda que o sindicato e a prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, está buscando implementar dentro do novo aeroporto. O totem é um pedido de toda classe empresarial de hospedagem e alimentação da cidade.
Prefeitura aguarda autorização para ampliar vagas de estacionamento
Com relação às vagas de estacionamento, a prefeitura encaminhou pedido para o Departamento Aeroportuário do RS (DAP), que solicitou documentos para dar a ordem de serviço para ampliação provisória da área.
— Encaminhamos no último dia 25, um levantamento fotográfico, mapa da área e memorial descritivo com as intervenções que serão feitas no local. Estamos aguardando a ordem de serviço executarmos a obra, com colocação de brita na área, o que irá resolver, em caráter emergencial, a questão das vagas de estacionamento.
Segundo a Infraero, o aeroporto Lauro Kortz possui dois estacionamentos, um em frente ao novo terminal de passageiros, com 60 vagas, e outro ao lado do antigo terminal, com 90 vagas, administrados pela empresa terceirizada Traçado.
GZH procurou a Secretaria de Parcerias e Concessões do Governo do Estado (Separ), mas não obteve retorno dos responsáveis até a publicação desta matéria.
GZH Passo Fundo
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