Com o primeiro inverno com incidência do El Niño desde 2015, a região norte do Estado deve ter maior predominância do fenômeno a partir do mês de agosto, quando sua atuação já estará mais fortalecida. Diante da plantação das culturas de inverno em fase inicial, os agricultores deverão ter atenção especial durante todo o período de desenvolvimento dos grãos, por conta da chuva, que deve ser acima da média entre os meses de julho e setembro.
De acordo com dados repassados pela meteorologista do Climatempo, Josélia Pegorim, é possível esperar a atuação do El Niño como intensificador da chuva em todo o Estado. Entre os meses de julho a agosto, a previsão é de precipitações acima da média, sendo o maior risco de temporais e chuvas volumosas na região Norte em setembro.
A situação alerta para os agricultores, que têm o trigo como principal cultura de inverno no Norte. Conforme panorama do gerente regional da Emater/RS-Ascar Passo Fundo, Dartanhã Luiz Vecchi, vão ser cultivados 136 mil hectares do grão nos 42 municípios de abrangência. O número é apenas cerca de 1% maior em relação ao ano anterior.
— No ano passado, os agricultores vinham de uma estiagem e arriscaram para recuperar o prejuízo da safra de verão. Então tivemos um aumento de 48% da área total do trigo entre 2021 e 2022, de 95,2 mil hectares para 135,7 mil. Este ano, eles se mantiveram dentro da média, sabendo que o preço não está muito bom — aponta Dartanhã.
Médias de chuva e temperatura em Passo Fundo
- Julho: previsão de 212 mm (média de 163 mm). Temperatura máxima média de 18,3ºC e mínima de 8,6 ºC
- Agosto: previsão de 170 mm (média de 130,8 mm). Temperatura máxima média de 20,7ºC e mínima de 9,9ºC
- Setembro: previsão de 247 mm (média de 165,5 mm). Temperatura máxima média de 21,6ºC e mínima de 11,2ºC
Culturas de inverno na região
Na região dos 42 municípios de abrangência da Emater Passo Fundo, os agricultores se preparam para primeira fase de plantio das culturas de inverno, especialmente do trigo. Outras culturas também abrangem a região, como aveia branca, canola e cevada.
Por conta do El Niño, o produtor deverá ter precaução no momento do plantio devido às chuvas, encontrando o momento ideal para não ter problemas de germinação. O recomendado pela Emater é que sigam as orientações técnicas.
— Se realmente tivermos esse excesso de chuva, o cuidado será no manejo das culturas e monitoramento de doenças e pragas, por conta da umidade. Será preciso monitorar as lavouras, em todas as fases de desenvolvimento do ciclo da cultura, cuidado no enchimento de grãos e com doenças que atrapalham na fase final — salienta Dartanhã.
Área de cultivo no norte do RS em 2023
- Trigo: estimativa de 136,250 mil hectares e produção de 486,7 mil toneladas
- Aveia branca: estimativa de 44,760 mil hectares e produção de 107 mil toneladas
- Cevada: 6,4 mil hectares e produção estimada de 20,8 mil toneladas
- Canola: 147 hectares previstos e produção estimada de 149 toneladas
GZH Passo Fundo
Entre em contato conosco: