No dia do aniversário de 101 anos, o tenente veterano José Negri, natural de Camargo, no norte do Estado, foi homenageado pelo Exército Brasileiro com a entrega de um tanque blindado, pelos serviços prestados durante a Segunda Guerra Mundial.
O carro de combate que hoje não está mais em uso, é do modelo M108, de 18 toneladas. O blindado vai ficar exposto em frente ao museu municipal, onde poderá ser visitado por turistas.
A cerimônia de entrega do blindado aconteceu na manhã desta sexta-feira (12), data que também marca o aniversário de 35 anos de emancipação do município de Camargo, antigo distrito de Marau.
Centenas de pessoas prestigiaram o evento que também contou com a presença de representantes do Exército Brasileiro da base militar de Cruz Alta, da banda marcial e reservistas do exército de Passo Fundo. Entre os convidados também estava o governador em exercício, Gabriel Souza, que disse que disse que a cerimônia é uma justa homenagem a um dos heróis nacionais, os quais merecem todo o reconhecimento.
— Pra mim é uma honra conhecer um veterano de guerra, principalmente se tratando de um gaúcho, que ajudou a vencer a guerra para o lado certo, na medida em que o outro lado defendia abusos, crimes contra a liberdade, e atentados contra a vida — relata.
Conforme os registros históricos, o tenente veterano Negri embarcou para a Itália em dezembro de 1944, em uma viagem de 16 dias de navio. Ele permaneceu em solo europeu até maio de 1945, quando ele e seu pelotão receberam a notícia de que a guerra havia acabado.
Além do gaúcho, outros 25 mil Praças defenderam a Bandeira Nacional. Conforme o Exército, cerca 470 militares tombaram em combate.
— Todos esses militares são heróis nacionais e é um privilégio da cidade de Camargo e do Rio Grande do Sul, termos entre nós um desses heróis nacionais. Para nós atuais integrantes do Exército Nacional é motivo de orgulho homenagear aqueles que nos antecederam. A história não pode ser esquecida — pontua o General Carlos Marcelo.
A família do veterano também celebrou o momento com alegria. Para o filho do militar, Claudemir Negri, o monumento representa o legado que o pai vai deixar:
— É um momento de muita alegria e orgulho. É muito gratificante ver esse justo reconhecimento por um homem que deixou tudo aqui no Brasil e foi lutar em prol da nação. Estamos todos muito felizes — compartilha o filho.
Durante o evento o tenente Negri ainda recebeu duas medalhas de reconhecimento pela bravura, sacrifício e glória pela defesa da honra da Pátria e ideias de democracia durante a Segunda Guerra Mundial.
Lúcido e com um vigor invejável o centenário veterano resumiu o sentimento em poucas palavras:
— Estou muito feliz, contente e emocionado. Grato demais por tudo — disse o tenente veterano Negri.
Negri é viúvo, pai de nove filhos, um já falecido, tem 13 netos e 21 bisnetos.
— Apesar da idade, é uma pessoa muito ativa e interessada em aprender sempre e isso nos deixa admirados e orgulhosos pela sua vida - acrescenta o filho Claudemir.
GZH Passo Fundo
Entre em contato conosco: