A prefeitura de Passo Fundo é alvo de inquérito do Ministério Público (MP) em razão do descarte irregular de resíduos urbanos, em área na localidade de São João da Bela Vista. O local serve como espaço de triagem e transbordo dos resíduos, que, quando não recicláveis, são destinados a uma usina licenciada no município de Victor Graeff.
No entanto, o acúmulo de resíduos a céu aberto e fora de chão impermeável foi o que motivou a ação do MP, após denúncia do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar. Conforme o promotor de Justiça, Paulo Cirne, esse depósito irregular causa problemas ambientais, dado o vazamento de chorume e a poluição atmosférica.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Rafael Colussi, o acúmulo de resíduos aconteceu em razão de uma das carretas de transporte estar em manutenção:
— Nós notificamos a empresa e nossas equipes estão no aterro para resolver essa questão. Até a próxima segunda-feira, o problema deve estar resolvido.
Ele afirma que, todos os dias, 290 toneladas de resíduos são produzidas em Passo Fundo. Colussi diz que para suprir a demanda, são necessárias diariamente oito carretas com cerca de 25 toneladas de resíduos cada para carregar todo o material para a usina.
Em relação aos problemas estruturais, a prefeitura diz que estuda uma reforma do local, mas não há previsão para que as obras comecem.