Na tarde desta segunda-feira (1º), sindicatos e movimentos sociais populares de Passo Fundo estiveram reunidos no Parque da Gare realizando a Mateada dos Trabalhadores e Trabalhadoras. O ato público contou com apresentações culturais de músicos locais e dança e entregou materiais relembrando o simbolismo e a importância da data para os trabalhadores.
Um dos coordenadores do Comitê Intersindical e Popular, Rogério Barbosa, explicou que o objetivo do ato foi resgatar a pauta classista que, segundo ele, esteve afastada da população nos últimos anos.
— Este é um momento de retomada da luta da classe trabalhadora e esta mateada é um ato público, com viés cultural, mas que contou com entrega de materiais que reforçam a simbologia da data.
O Comitê Intersindical e Popular é composto por sindicatos e movimentos sociais populares. Foi fundado no período do Plebiscito Constituinte, representando entidades de Passo Fundo e região, dando suporte às atividades de movimentos e sindicatos.
A presidente do SindiSaúde de Passo Fundo e região, Fabiana Biondo, afirmou que a data é de reflexão e luta da classe trabalhadora. Para marcar o feriado, as centrais sindicais promoveram o encontro.
Entre as apresentações artísticas presentes, Giancarlo Camargo, Banda Libertarte, Ricardo Pacheco, Seu Lopes, Hansel Biondo, e o Grupo Ritornelo de Teatro.
GZH Passo Fundo
A Redação Integrada pode ser contatada pelo WhatsApp.
Temos um canal direto de compartilhamento de notícias via WhatsApp, com acesso rápido.
Para entrar no grupo, basta acessar o link: https://bit.ly/GzhPassoFundo