O município de Coxilha, no norte do Estado, será sede nesta sexta-feira (5), da 6ª edição do Dia Estadual do Peixe. O evento acontece no Ginásio Poliesportivo Municipal, e neste ano abordará a regularização e o associativismo, com o objetivo de fomentar a cadeira produtiva da piscicultura no Rio Grande do Sul.
A abertura está marcada para 9h com dois painéis, um sobre a regularização da aquicultura e outro abordando o associativismo na aquicultura. A manhã finaliza com a palestra sobre desafios e oportunidades da piscicultura gaúcha e os pronunciamentos das autoridades. A tarde acontece a mostra de fornecedores para a piscicultura.
O 6º Dia Estadual do Peixe pretende levar informações aos produtores rurais sobre os últimos avanços na legislação de licenciamento ambiental. Também vai abordar o associativismo entre produtores, para facilitar o acesso às políticas públicas e de mercados.
O secretário de Agricultura de Coxilha, Vagner Negri, afirma que o município é referência em produção de Tilápia.
— Temos especialistas na produção de Tilápia, que estimamos estar entre os maiores do Estado, com dez hectares de lâmina d’água. Agora o grupo está começando a produção de alevinos e outro sistema de estufa.
Já estão confirmados 14 expositores de todo o Rio Grande do Sul no evento. Durante as palestras, a superintendência do Ministério da Pesca e Aquicultura no Rio Grande do Sul, fará lançamento e distribuição de uma cartilha de apoio à regularização da aquicultura no Estado, elaborada com juntamente com o SEBRAE, cuja superintendência regional de Passo Fundo apoia a atividade.
O Dia Estadual do Peixe é um evento anual itinerante. Cinco municípios já foram sede nas edições anteriores: Estrela (2015), Seberi (2016), Passo Fundo (2017), Ajuricaba (2018) e Rolante (2019).
Programação completa:
7h30 - Boas-vindas com café da manhã
9h - Abertura
9h15 - Painel sobre regularização da aquicultura com Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Fepam, piscicultora Gabriela Mattei e licenciador municipal
10h15 - Painel sobre associativismo na aquicultura com Ofélia Maria Campigotto (Associação Catarinense de Aquicultura) e Renata Melon Barroso Bertolini (MPA/RS)
10h55 - Palestra Desafios e oportunidades da piscicultura gaúcha, com Prof. Dr. Leonardo José Gil Barcellos (UPF)
11h45 - Manifestações da Emater/RS-Ascar e autoridades
12h30 - Almoço
13h às 16h - Mostra de fornecedores para piscicultura
GZH Passo Fundo
Entre em contato conosco: