Uma campanha contra a cegueira canina oferece, durante o mês de maio, avaliação oftalmológica gratuita para cães, em Passo Fundo. A ação busca sensibilizar e conscientizar os tutores sobre o problema, que pode afetar a saúde dos pets.
Johnnie, cãozinho de nove anos, precisou passar por um procedimento, que devolveu a ele sua qualidade de vida. O pet apresentou mudanças de comportamento que foram percebidas pela tutora, Andreza Carbonera Martelli:
— Notei o problema quando ele parou de descer as escadas de casa, ficava chorando para alguém pegar ele no colo para descer. E quando parou de pegar a bolinha nas brincadeiras, parava de brincar e ia para sua cama — conta ela.
Johnnie foi diagnosticado com catarata e estava perdendo a visão. Andreza buscou atendimento e, só então, descobriu a oftalmologia canina. A partir disso, ele realizou exames e passou por uma cirurgia.
— Quando ele começou a ficar cego ele não queria mais brincar, ficava recluso em sua cama, tinha medo de caminhar nos passeios. Agora ele voltou a ser ativo e super brincalhão. Foi muito emocionante quando ele nos convidou para jogar a bolinha mesmo de cone após 15 dias de cirurgia. Ali foi o momento marcante que fez valer todo investimento, esforço e dedicação no processo.
Ação social
A campanha é uma parceria entre a clínica ViZoo Oftalmologia Veterinária, a médica veterinária Dra. Jeane Beatriz Trein e o Projeto Tato. Para o dia da triagem, basta o tutor levar um pacote de ração para doação ao projeto voluntário, que desenvolve ações afetivas e solidárias através de parcerias e donativos.
A avaliação inicial inclui aferição da pressão intraocular (glaucoma), da produção lacrimal (doença do olho seco) e análise do cristalino (catarata). Serão disponibilizadas 180 vagas para agendamentos às quartas, das 13h às 18h, e aos sábados, das 9h às 17h.
O agendamento pode ser feito pelo link. A avaliação será realizada na clínica Save, na Rua Bento Gonçalves, 1022, bairro Centro.