Centenas de pessoas estiveram na manhã deste sábado (13) no Parque da Gare, no centro de Passo Fundo, para a segunda edição especial do programa Bairro a Bairro, onde foram disponibilizados serviços públicos para a população, além de apresentações artísticas e outras atividades oferecidas pelo município. A edição deste sábado foi dedicada à terceira idade.
Apesar do frio, o clima não espantou o público, muito menos os protagonistas do evento, que ao longo da manhã, tiveram acesso a serviços de saúde, estética, de aulas de yoga, pilates, alongamento, orientações do uso de celular, aulas de gaita, violão, teclado, dança e estudo de línguas estrangeiras.
Segundo o prefeito Pedro Almeida, a intenção do evento voltado ao idoso foi aproximar os serviços do público. A escolha do Parque da Gare se deu em função de sua localização.
— Passo Fundo tem mais de 50 grupos de idosos espalhados pela cidade, os quais fazem inúmeras atividades durante o ano. Por tudo que já fizeram pelo município, os idosos merecem todo nosso reconhecimento. Principalmente com atenção à saúde, nesse momento especial de sua vida — explica o prefeito.
Seu Jorge Nascimento aproveitou a oportunidade para dar um tapa no visual:
— O clima tá muito bom, muitas opções de serviço, tudo concentrado em um mesmo local e isso é bacana. Mas me agradei mesmo dessa parte da barbearia, acho que vou sair daqui uns cinco anos mais novo — comenta o aposentado.
O evento também contou com apresentações de idosos ligados a oficinas artísticas da coordenadoria municipal de Atenção ao Idoso. Teve dança, música e poemas.
Antes do início das apresentações, houve uma homenagem para a integrante mais experiente dos 52 grupos de idosos da cidade. Otália Lima de Jesus, de 96 anos, é integrante do grupo Dati/Comai do bairro Záchia:
— Estou adorando o evento. Muito feliz com a homenagem, alegria que não cabe no peito — detalha a idosa.
A programação contou ainda com estandes de artesanato, informações sobre IPTU, emissões de guias, inscrições para estágios, avaliações físicas e atrações culturais da Escola Pública de Música Yamandu Costa, além do CRAS itinerante e informações sobre o CadÚnico.
Esta foi a segunda edição especial do programa, que existe há anos na cidade e que tem como objetivo levar melhorias de infraestrutura às comunidades. A primeira edição especial foi realizada em março, dedicada à saúde.