O conserto das duas máquinas de captação de água no Lajeado da Cruz, principal manancial que abastece Cruz Alta, no norte do Estado, foi finalizado pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) na madrugada desta terça-feira (28).
No domingo (26), um alagamento na casa de máquinas acabou danificando o maquinário. Todos os bairros do município ficaram sem água. A previsão é que o serviço seja normalizado até o final da noite.
Conforme a Corsan, uma das juntas do mecanismo de captação teria se rompido provocando o alagamento. Agora, a companhia deve focar na investigação das causas do rompimento. Uma nova junta foi colocada no local, assim como a troca das duas máquinas de captação.
Em contato com a equipe de GZH Passo Fundo, alguns moradores relataram o retorno da água nas casas, porém, em pouca quantidade ou sem pressão.
De acordo com a dona de casa, Roselaine Messias da Luz, a água começou a voltar perto das 7h desta terça-feira.
— Está voltando, graças a Deus, foram dois dias sem abastecimento e a rotina foi complicada, ainda mais com duas crianças em casa. Está normalizando aos poucos.
Segundo autônoma, Vera Lucia da Silva Santos, foram dias difíceis.
— Tivemos de acordar de manhã e como não tínhamos água nas torneiras. A opção foi usar água congelada que guardamos, e ir usando durante o dia. As tarefas de casa, como lavar roupa, foi ficando para outro momento. A louça ficou acumulada na pia, um caos. Agora, como está voltando, o sentimento é de alívio.
No turno da manhã, as aulas da rede municipal e estadual seguiram suspensas – uma nova avaliação da prefeitura e da 9ª Coordenadoria Estadual de Educação será feira para o turno da tarde.
GZH Passo Fundo
A Redação Integrada pode ser contatada pelo WhatsApp.
Temos um canal direto de compartilhamento de notícias via WhatsApp, com acesso rápido.
Para entrar no grupo, basta acessar o link: https://chat.whatsapp.com/KCHJ7TbWk3x5PsuV3DLOfY